O fim das ligações oferecendo empréstimos para aposentados
INSS elabora instrução normativa para impedir assédio a idosos

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quer dar um fim ao assédio de financeiras que oferece empréstimos a aposentados e pensionistas. A medida faz parte de uma instrução normativa em elaboração pela autarquia para mudar o atual modelo de oferecimento de proposta para os idosos.
“Muitos desses assédios acontecem por causa dos correspondentes bancários, que recebem por comissão. Em uma conversa com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos) e o Banco Central, foi combinado que isso teria que ser feito diretamente com os próprios bancos”, explicou o presidente do INSS, Gilberto Waller, no JR Entrevista.
Leia mais
A estratégia do Instituto é atuar no modelo de leilões semelhante ao crédito consignado feito para os trabalhadores. O aposentado teria a opção de usar o aplicativo Meu INSS, dizer que tem interesse em um empréstimo, e os bancos teriam um prazo para apresentar propostas ao beneficiário. Isso seria feito sem nenhum outro intermediário, e diretamente pelo aplicativo da autarquia, vetando os demais meios de contrato.
Gilberto Waller também detalhou que a autarquia tem cobrado que instituições ainda não inseridas no Não Me Perturbe — programa do governo federal para bloquear números — façam o cadastro. Assim, os aposentados poderão evitar o recebimento de ligações indesejadas.
Veja a entrevista na íntegra do presidente do INSS no JR Entrevista desta quarta-feira (7), às 23h. O programa também está disponível na Record News, no R7, nas redes sociais e no RecordPlus.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














