Quando será dada a largada para políticos trocarem de partidos
Segundo o calendário eleitoral, a janela partidária deste pleito será entre o início de março e o início de abril
R7 Planalto|Do R7

Deputados federais, estaduais e distritais terão um mês para mudar de partidos sem qualquer risco de perder o mandato por infidelidade partidária.
Segundo o calendário eleitoral de 2026, a janela partidária deste pleito será entre o início de março e o início de abril.
LEIA MAIS
Caso os parlamentares troquem de partidos nesse período, não terão problemas com a Justiça Eleitoral.
As trocas partidárias são comuns, principalmente, em anos eleitorais. Parlamentares, muitas vezes, conseguem propostas melhores e maiores em outras legendas, como a possibilidade de comandar as coligações regionais ou, até mesmo, a viabilidade de concorrer a outro cargo.
É o caso da deputada federal Caroline de Toni (PL-SC) que tenta disputar uma vaga no Senado por Santa Catarina. Ela esbarrou, porém, em um acordo entre o PL e o PP, que prevê o nome de Carlos Bolsonaro (PL) como candidato ao Senado ao lado de Esperidião Amin (PP), que tentará a reeleição.
A parlamentar então deve deixar o PL nas próximas semanas para se filiar a algum outro partido que permita que ela concorra ao Senado.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














