Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

O último projeto relatado por Ramagem antes da cassação

Ex-deputado, envolvido na trama golpista, deixou o país e está nos EUA desde setembro

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Ex-deputado Alexandre Ramagem apresentou seu último relatório antes da cassação.
  • Projeto aprovado propõe mudanças no Estatuto do Desarmamento para classificar armas de fogo.
  • Ramagem argumenta que a falta de diretrizes legais gerou restrições excessivas no controle de armamentos.
  • Perdeu o mandato por estar nos EUA sem autorização oficial, após condenação do STF por envolvimento em trama golpista.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Ramagem perdeu o mandato em 18 de dezembro Bruno Spada/Câmara dos Deputados - 11/12/2024

Dias antes de ser cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, o ex-deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) apresentou seu último relatório como parlamentar.

O parecer foi protocolado em 4 de dezembro, 14 dias antes de a Mesa Diretora declarar a perda do mandato. O projeto fixa critérios legais para a classificação de armas de fogo e recebeu aprovação da Comissão de Segurança da Câmara.


LEIA MAIS

A proposta muda o Estatuto do Desarmamento ao definir regras claras para a classificação de armas de fogo no país. Segundo Ramagem, a medida pretende diminuir o poder do governo de alterar essas regras por decreto, trazer mais segurança jurídica e evitar mudanças frequentes na classificação dos armamentos.

No relatório, o então parlamentar sustentou que a ausência de diretrizes legais abriu espaço para restrições consideradas excessivas a partir de 2023, incluindo a reclassificação de calibres amplamente utilizados, como o 9mm. Segundo ele, a medida impactou a autodefesa, o tiro esportivo e o comércio legal de armas.


Ramagem perdeu o mandato por permanecer nos Estados Unidos desde setembro, sem autorização para missão oficial, o que, conforme entendimento da Câmara, impede o exercício do mandato a distância.

O ex-deputado viajou para Miami dias antes de ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a mais de 16 anos de prisão e à perda do mandato parlamentar, por envolvimento no processo relacionado à trama golpista.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.