Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Os 14 estados em que o PT de Lula terá candidatos próprios

Partido vai buscar reeleição em três estados, todos no Nordeste

R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

  • Google News
Legenda quer fortalecer palanques locais para garantir vitória de Lula Ricardo Stuckert/PR - 16.08.2022

O PT trabalha para ter candidatos próprios em ao menos 14 estados nas eleições deste ano. O cálculo faz parte da estratégia do partido de fortalecer os palanques locais para garantir a reeleição do presidente Lula e a vitória do maior número possível de senadores.

Em três unidades federativas, o partido disputará a reeleição — na Bahia, com Jerônimo Rodrigues; no Piauí, com Rafael Fonteles; e no Ceará, com Elmano de Freitas.


Na Região Sudeste, o partido de Lula deve ter candidatos próprios em São Paulo e no Espírito Santo. No estado mais rico do país, a cabeça de chapa deve ficar com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ou com o vice-presidente Geraldo Alckmin — neste caso, o candidato seria do PSB.

A definição em SP depende, porém, da escolha de Lula e do futuro eleitoral do atual governador, Tarcísio de Freitas (Republicanos), um dos principais nomes da oposição. No Espírito Santo, o representante do PT deve ser o deputado federal Helder Salomão.


No Sul, reduto tradicionalmente conservador, a legenda deve ter candidatos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina — o presidente da Conab, Edegar Pretto, e o presidente do Sebrae, Décio Lima, respectivamente.

No Centro-Oeste, o PT deve encabeçar chapas no Distrito Federal e em Mato Grosso do Sul. No DF, a função deve ficar a cargo do presidente do Iphan, Leandro Grass, filiado ao partido no ano passado. Ele teve o apoio de Lula em 2022 para o Palácio do Buriti, quando era do PV.


Leia mais

Em terras sul-mato-grossenses, outro recém-filiado ao PT deve concorrer ao governo do estado — o ex-deputado federal Fábio Trad.

Três estados do Norte podem ter candidatos petistas — Roraima, com o advogado Juscelino Kubistchek Pereira; Acre, com o presidente da Apex, Jorge Viana; e Tocantins, com o presidente do PT no estado, Nile William. Ao R7 Planalto, porém, o tocantinense confirmou que é pré-candidato a deputado estadual.


No Nordeste, além de Bahia, Ceará e Piauí, Rio Grande do Norte e Maranhão terão nomes filiados ao PT na corrida eleitoral. O candidato potiguar deve ser o atual secretário da Fazenda, Cadu Xavier. No Maranhão, o escolhido é o vice-governador Felipe Camarão.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.