Os bastidores da reunião de Cláudio Castro com a Comissão de Segurança da Câmara
Governador do Rio manifestou apoio a projeto que cria marco legal contra o crime organizado

Em meio à crise no Rio de Janeiro, o governador Cláudio Castro se reuniu nesta quinta com os deputados da Comissão de Segurança Pública da Câmara para tratar sobre os detalhes da Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes, na favela do Alemão, e debater sobre o papel do legislativo no combate ao crime organizado. O encontro ocorreu no estado.
Segundo o presidente do colegiado, deputado federal Paulo Bilynskyj (PL-SP), Castro manifestou apoio ao projeto de lei que cria o marco legal contra o crime organizado, que aguarda votação na Câmara.
LEIA MAIS
A reunião também contou com a presença da cúpula da segurança do estado e teve o objetivo de fazer os deputados terem acesso às informações, ao planejamento e a execução da operação.
“Nós tivemos acesso ao planejamento, uma investigação de mais de um ano que culminou com o cumprimento de 180 mandados de busca, 70 mandados de prisão preventiva e o cumprimento de 30 mandados de prisão oriundos do Pará”, explicou o presidente da comissão ao R7 Planalto.
Segundo o governo estadual, 113 pessoas foram presas, sendo 33 de outros estados. Até o momento, o número de mortos contabilizados é de 121 pessoas, sendo quatro policiais e os demais suspeitos de serem criminosos.
Além disso, o deputado explicou que foram apreendidos 91 fuzis, incluindo armas oriundas da Venezuela, 26 pistolas, um revólver e 14 artefatos explosivos. Por fim, o presidente afirmou que, durante o encontro, ficou evidente que há uma campanha contra a operação.
“Para nós, ficou claro que agora existe uma campanha de difamação dessa operação, conduzida pela esquerda, e com uma ênfase maior no fato da ausência de suporte tanto logístico quanto policial para do governo federal. Então, ficou claro que o governo Lula foi omisso, que ele não apoiou a polícia, o estado do Rio de Janeiro na execução dessa operação”, avaliou Bilynskyj.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
