Os primeiros estados que vão receber o ‘mutirão’ do governo Lula em 2026
Iniciativa leva órgãos federais a diferentes estados e municípios, para aproximar a administração federal da realidade local
R7 Planalto|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

A caravana do governo do presidente Lula desembarca em Alagoas e em São Paulo nos primeiros meses de 2026. O “mutirão” deve ocorrer entre 26 e 27 de fevereiro em Maceió.
A capital paulista ainda não tem data certa para receber a caravana, mas a expectativa, como apurou o R7 Planalto, é de que o evento ocorra também no primeiro trimestre.
A última edição ocorreu em Belo Horizonte (MG), entre 11 e 12 de dezembro, com participação de Lula e 36 ministérios.
As caravanas ocorrem desde o início deste terceiro mandato do petista e já passaram por Bahia, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Tocantins, Maranhão, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Piauí e Pará.
O petista também participou do evento no Piauí. Os “mutirões” são organizados pela Secretaria de Relações Institucionais e são voltados, principalmente, para gestores locais.
A iniciativa leva ministérios e órgãos federais a diferentes estados e municípios, para aproximar a administração federal da realidade local — com atendimento técnico, orientação sobre programas e políticas públicas e facilitação do acesso a recursos federais.
Entre os principais propósitos estão desburocratizar processos e acelerar investimentos, como a execução de projetos do PAC.
Gestores locais, como prefeitos, vice-prefeitos e secretários, recebem atendimento nos balcões federais. Além disso, são realizadas oficinas e reuniões temáticas para discutir programas e demandas específicas.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













