Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Para aprovar LDO, governo vai focar em enviar medida de corte de gastos ao Congresso

Haddad apresentou alternativas a Alcolumbre, que levará proposta aos líderes do Senado antes do encontro de Lula com ministros.

R7 Planalto|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
A ideia é retomar parte da arrecadação prevista inicialmente na MP alternativa ao IOF Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados - 15/10/2025

Com a votação da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2026 adiada, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva prepara o envio ao Congresso Nacional de uma medida para reduzir despesas e recompor parte da arrecadação prevista na MP que substituía o aumento do IOF, derrubada pelos parlamentares.

Durante reunião nesta terça-feira (14) com o presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (União-AP), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, apresentou alternativas para recuperar receita. Uma das opções inclui uma nova MP sobre controle de cadastros e compensações tributárias, itens que já estavam previstos na primeira MP. A medida inicial iria gerar cerca de R$ 35 bilhões, mas ainda não se sabe o montante que pode ser arrecadado com a alternativa do corte de gastos.


LEIA MAIS

Ainda não há estimativa exata do impacto fiscal das medidas, mas o corte de gastos é tratado como ponto pacífico entre líderes partidários. Caso o texto alcance acordo entre as duas Casas, o Congresso deve realizar sessão nas próximas semanas para votar a LDO.

Agora Alcolumbre deve levar as sugestões de Haddad aos líderes do Senado. Nesta tarde, o presidente Lula se encontra com Haddad e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, para discutir eventuais alternativas para recompor o Orçamento de 2026.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.