Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Planalto ‘aceita’ Derrite como relator do PL Antifacção se ele respeitar o texto do Senado

Governo quer versão do projeto que contemple a proposta original, alegando que ela fortalece o combate às facções criminosas

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Governo aceita deputado Guilherme Derrite como relator do PL Antifacção, desde que respeite o texto original do Senado.
  • A ministra Gleisi Hoffmann enfatiza a importância de manter a proposta que combate facções criminosas.
  • Derrite já foi relator do projeto, mas sua atuação anterior foi criticada por trazer versões desfavoráveis ao combate à criminalidade.
  • O líder do governo na Câmara, José Guimarães, sugere a possível troca de Derrite por outro relator devido a preocupações com a aprovação da medida.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Gleisi diz esperar que Derrite “tenha sensibilidade e não traga questões políticas” na revisão do projeto Montagem: Lula Marques/Agência Brasil - arquivo, Valdenio Vieira/SEAUD-PR - arquivo

A ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), Gleisi Hoffmann, afirma não ver problema em o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) relatar novamente o texto do PL Antifacção, desde que ele “tenha sensibilidade e não traga questões políticas” na revisão do projeto.

Gleisi Hoffman pondera que o Palácio do Planalto prioriza a versão do Senado, por contemplar a proposta original do governo e fortalecer o combate às facções criminosas.


Derrite foi o primeiro relator do PL Antifacção quando o Ministério da Justiça e Segurança Pública enviou a medida ao Congresso. A escolha de seu nome, no entanto, foi vista como uma derrota pelo Executivo, que criticou as seis versões apresentadas pelo deputado.

A SRI teve uma articulação densa no Senado para mudar o que considerava um enfraquecimento da PF (Polícia Federal) e do combate às facções no relatório de Derrite. Na Casa Revisora, o texto foi relatado por Alessandro Vieira (MDB-SE), que costurou mudanças ouvindo o Ministério da Justiça e Segurança Pública.


O receio do Planalto, no entanto, é perder novamente os avanços da medida na tramitação da Câmara. O líder do governo na Casa, deputado José Guimarães (PT-CE), chegou a defender nesta semana a substituição de Derrite por outro relator.

Historicamente, o parlamentar designado relator no início da tramitação na Câmara mantém a função quando o projeto retorna do Senado.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.