Planalto prepara sanção de projeto antifacção com vetos pontuais
Cerimônia para confirmar projeto se dá no último dia do calendário; oposição defende que texto seja aprovado sem mudanças
R7 Planalto|Lis Cappi, do R7, em Brasília
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Planalto prepara, para a tarde desta terça-feira (24), a sanção do projeto contra facções criminosas, que ficou conhecido como “antifacção”.
A confirmação do texto se dá na data limite. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só tem até hoje para se posicionar frente ao projeto, com pedidos de oposição para que seja sancionado integralmente.
A expectativa, nos bastidores, é de que a proposta seja confirmada com vetos pontuais. A decisão vem após uma politização da pauta durante o Congresso e de preocupação com impacto eleitoral pela pauta da segurança.
Rivais políticos de Lula têm marcado posição contra qualquer mudança ao texto. Ao R7, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), defendeu uma sanção integral da versão aprovada por parlamentares.
“Eu espero que ele escolha o lado de bem, não dos bandidos, e sancione o projeto integralmente”, afirmou.
De outro lado, entidades ligadas à pauta da segurança defendem que Lula revise trechos aprovados pelo Congresso, como a proibição de que presos provisórios percam direitos políticos.
A sanção está prevista para um ato sem grandes holofotes, mas com a presença de aliados políticos e nomes do governo.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













