Saúde quer criar teste rápido para tuberculose; Brasil tem cerca de 80 mil casos por ano
Aparelho será desenvolvido por encomenda, ou seja, laboratórios terão que desenvolver nova tecnologia
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O Ministério da Saúde encomendou a construção de um equipamento portátil para rápido diagnóstico da tuberculose. Essa é a primeira contratação da pasta na modalidade de Encomenda Tecnológica de Saúde, usada quando não existe ainda uma solução pronta e as empresas contratadas precisam desenvolver a tecnologia.
Segundo o Ministério, a “tuberculose foi escolhida por permanecer como prioridade de saúde pública no Brasil que ainda enfrenta limitações no acesso ao diagnóstico rápido”. O país registra cerca de 80 mil casos por ano da doença.
A expectativa é criar um dispositivo que possa ser usado em todo o país, com baixo custo de operação e que não exija infraestrutura complexa.
“Esse processo está na fase de consulta ao mercado, com audiência pública e reuniões técnicas para aperfeiçoar o Termo de Referência. O cronograma preliminar prevê a publicação do edital em setembro, seleção da proposta vencedora em outubro, homologação do resultado em novembro e assinatura do contrato em dezembro”, explicou.
A pasta criou um Comitê Técnico de Especialistas para acompanhar o andamento da proposta nos próximos dois anos, período previsto para desenvolvimento e avaliação da tecnologia antes de sua eventual incorporação ao SUS.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp














