Logo R7.com
RecordPlus
R7 Planalto

Sob Lula, Comissão de Ética tem novo presidente

No lugar de Manoel Caetano assumiu Bruno Espiñeira; novo presidente lidera comissão por um ano

R7 Planalto|Edis Henrique Peres, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News
Bruno Espiñeira tomou posse no fim de novembro Wagner Lopes | CC - arquivo

A Comissão de Ética Pública da Presidência está sob novo comando: o conselheiro Manoel Caetano deu posse a Bruno Espiñeira. Manoel, um nome de confiança do presidente Lula, estava à frente da Comissão há dois anos.

A Comissão de Ética é um órgão consultivo e fiscalizador da administração federal. O objetivo dos conselheiros é zelar pela conduta ética. Para isso, eles analisam conflitos de interesse, orientam servidores e supervisionam e apuram infrações, podendo recomendar sanções.


Recentemente, por exemplo, o R7 Planalto mostrou que o Conselho impôs quarentena para o ex-ministro de Lula, Márcio Macêdo, que tinha interesse em atuar no setor privado após deixar a Secretaria-Geral da Presidência da República.

Vale lembrar, ainda, que quando Lula assumiu, em fevereiro de 2023, ele dispensou três conselheiros aliados de Bolsonaro e nomeou novos nomes para o lugar.

Leia mais

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.