Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Atitude de bombeiros para ajudar idosa viraliza e comove o mundo 

Eles pararam o trânsito para que ela pudesse atravessar a rua. Ação reforça a importância da prática da gentileza no dia a dia

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

No último dia 18 de novembro, câmeras de segurança flagraram uma atitude comovente de bombeiros russos na província de Kaliningrado. As imagens divulgadas mostram que eles trafegam em uma rodovia movimentada quando avistam uma idosa de bengala enfrentando muita dificuldade para atravessar a rua e tomam uma decisão.

Bombeiros invadiram pista para ajudar senhora a atravessar a rua
Bombeiros invadiram pista para ajudar senhora a atravessar a rua Bombeiros invadiram pista para ajudar senhora a atravessar a rua

Como havia trânsito intenso no local, o motorista do caminhão de bombeiros muda a rota e bloqueia a faixa da pista contrária para que a senhora termine o trajeto em segurança. Enquanto ela se desloca, um dos bombeiros a segura pelo braço e a acompanha, e os outros pedem aos motoristas que diminuam a velocidade.

O gesto durou poucos minutos e não provocou congestionamento, mas causou grande impacto na vida dos moradores da região e, agora, em todo o mundo. 

Gentileza não pode ser raridade

Publicidade

Quando li sobre esse acontecimento questionei por que ele tinha repercutido tanto, uma vez que a gentileza deveria ser algo comum. Atualmente, porém, parece que as pessoas estão cada vez mais presas em seu mundo e quando tomam conhecimento de que alguém notou o outro se surpreendem.

Ações gentis deveriam ser rotina, só que o individualismo tem sido cada vez mais incentivado. O amor-próprio está em alta, mas infelizmente ele vem sendo propagado por muitos de forma equivocada. Vende-se a imagem de que é preciso pensar apenas em si, em mais ninguém.

Publicidade
Idosa de bengala estava com muita dificuldade para atravessar a rua e, antes dos bombeiros, nenhum motorista havia parado
Idosa de bengala estava com muita dificuldade para atravessar a rua e, antes dos bombeiros, nenhum motorista havia parado Idosa de bengala estava com muita dificuldade para atravessar a rua e, antes dos bombeiros, nenhum motorista havia parado

Podemos ver essa motivação nas redes sociais, em perfis de influencers e celebridades, entre outros. Assim, muitos estão se tornando tão egoístas que não conseguem mais olhar para o lado, e ficam indiferentes à dor do outro. O egoísmo está presente até mesmo nos relacionamentos mais íntimos, entre marido e esposa, entre pais e filhos etc.

É claro que é necessário se valorizar, mas quando nos amamos de verdade nos preocupamos com o outro. Então, apesar de as atitudes gentis serem cada vez mais raras, elas são essenciais não apenas para construir relações saudáveis como também para nos ajudar a ser pessoas melhores.

Publicidade

Colocar-se no lugar do outro, ser paciente, auxiliar alguém a atravessar a rua, ceder o lugar na fila, dizer bom dia, por favor, obrigado e demonstrar interesse quando alguém está falando são apenas alguns exemplos simples de gentileza que podem transformar seu dia e o de alguém.

São muitos os estudos que provam que pessoas gentis são mais felizes. Então o que estamos esperando para pôr a gentileza em prática em nossa vida?

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.