Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Estreia hoje: 3 dúvidas que a novela Gênesis promete responder

Nova superprodução da Record TV vai retratar a origem da humanidade como nunca se viu antes

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

A superprodução Gênesis, da Record TV, estreia nesta terça-feira (19), às 21h. Sete fases darão vida ao primeiro livro da Bíblia: Éden, Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José. Mais de 250 atores (o maior elenco da história das novelas brasileiras) prometem contar a nossa história com uma linguagem única, muita emoção, cenas cinematográficas, efeitos especiais e trilha sonora inédita.

"É algo que nunca foi feito antes, diferente de tudo o que já viram, a melhor e maior novela já feita na história da televisão brasileira", afirma o diretor-geral, Edgard Miranda, em entrevista ao R7.

Durante o processo de preparação, o elenco participou de diversos encontros para esclarecer dúvidas sobre a história, comportamentos e manuseios de objetos da época.

Além disso, foram realizados estudos minuciosos da Bíblia, de dados científicos e de elementos históricos de Gênesis.

Publicidade

"É uma grande responsabilidade. Porque a história não é nossa, ela já existe, temos que ter muito compromisso com o que está escrito e, claro, liberdade com o que não está escrito. Foi muito desafiador e, Gênesis, de todas as novelas bíblicas é a mais complexa. Porque é a primeira onde teremos vários protagonistas", detalha a autora Raphaela Castro.

O também autor Camilo Pellegrini acrescenta que a qualidade e a força do livro de Gênesis contribuíram muito para o resultado final do trabalho. "É um dos livros mais gostosos de ler, apesar de ter sido escrito há milhares de anos... Ver essa história ser contada pelo audiovisual será uma grande inovação."

Publicidade

Eles, junto à uma grande equipe, se empenharam para, não apenas entreter, mas retratar fielmente a nossa história e responder perguntas comuns a todos, como:

1 - De onde viemos?

Publicidade

Cientistas do mundo inteiro desenvolveram teorias para entender a nossa origem, mas a trama vai mostrar que, por meio de Adão e Eva, essa pergunta é respondida.

Talvez você pense: "Ah, mas esse casal é uma fantasia inventada". Segundo estudos não é, uma vez que há evidências científicas da existência do primeiro casal.

A geneticista Georgia Purdom, Ph.D. em genética molecular pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), com diversos artigos científicos publicados por conceituadas revistas, destaca que uma das principais alegações da Teoria da Evolução não é compatível com o que já se sabe sobre o DNA humano.

Estudos científicos e evidências históricas confirmam os acontecimentos do livro de Gênesis
Estudos científicos e evidências históricas confirmam os acontecimentos do livro de Gênesis Estudos científicos e evidências históricas confirmam os acontecimentos do livro de Gênesis

"A genética mostra claramente que humanos e chimpanzés não compartilham um ancestral comum. Há muitas diferenças no DNA deles que minam completamente a possibilidade de ancestralidade compartilhada. Adão e Eva foram reais", alega Purdom.

Além disso, análises do DNA mitocondrial revelaram a existência de uma ancestral comum a todos os humanos que ficou conhecida como "Eva Mitocondrial".

No capítulo de estreia, o público vai conhecer mais sobre Adão e Eva, interpretados por Carlo Porto e Juliana Boller.

2 - Por que existe tanta maldade no mundo?

É realmente de se ficar perplexo diante tanta maldade que existe hoje em dia. Há quem questione se existe um inferno pior que o planeta terra.

Há uma explicação para isso e, segundo o folhetim, não é culpa de Deus. A novela revela que, inicialmente, o plano para a humanidade não era o "mundo" em que vivemos hoje. Ao longo da trama, saberemos qual foi a desordem que gerou o caos.

Assim, além de lançar luz sobre a grande pergunta: "De onde viemos?", a nova superprodução também promete revelar a origem do bem e do mal. Poderemos entender como de perfeitos, nos tornamos imperfeitos.

O ator Igor Rickli dará vida a Lúcifer e, ao R7, ele conta que seu personagem trará muitas respostas. "Ele quis o que não era dele. Com certeza, as atitudes de Lúcifer vão esclarecer muitas coisas... Estou com essa incumbência de atravessar a novela. Estou extremamente ansioso e feliz. Agora chegou o momento em que estamos doidos para ter a resposta do público. Afinal, é para ele que fazemos essa obra".

O ator Igor Rickli vai dar vida a Lúcifer, o anjo que se voltou contra Deus. A novela explicará por que isso aconteceu
O ator Igor Rickli vai dar vida a Lúcifer, o anjo que se voltou contra Deus. A novela explicará por que isso aconteceu O ator Igor Rickli vai dar vida a Lúcifer, o anjo que se voltou contra Deus. A novela explicará por que isso aconteceu

3 - Se Deus existe, por que tanta gente sofre?

Outra dúvida comum é sobre o excesso de sofrimento que há na terra. Porque vemos, diariamente, crianças abandonadas, andando pelas ruas, passando fome, sem falar nos doentes, pessoas que vivem na miséria, pais que criam os filhos com amor e recebem ingratidão como retorno, entre milhares de outras mazelas que atingem a humanidade.

Em Gênesis também entenderemos qual foi a decisão que mudou o curso da nossa história e também que esses e tantos outros problemas que vivemos no presente, como o machismo, preconceito, inveja, ciúmes, traições, tiveram suas origens no passado.

"Os tempos podem ter mudado, mas o ser humano não mudou. Na sua essência ele permanece o mesmo, porque a nossa origem é a mesma. Em todo o livro de Gênesis, temos personagens que nos identificamos. São conflitos reais, foram pessoas reais, então tem tudo a ver com o que acontece hoje", afirma a autora Stephanie Ribeiro.

Investimento Inteligente

Edgard Miranda afirma que a produção terá efeitos especiais que vão impactar o público
Edgard Miranda afirma que a produção terá efeitos especiais que vão impactar o público Edgard Miranda afirma que a produção terá efeitos especiais que vão impactar o público

Então, se por um lado Gênesis vai responder perguntas sobre a nossa origem e sobre a origem do mal e do sofrimento, por outro lado, também mostrará como muitos homens e mulheres resgataram valores importantes e deixaram ensinamentos preciosos.

Além disso, estão previstos episódios marcantes, como, por exemplo, a construção da arca de Noé e a cena do dilúvio, que prometem surpreender.

Escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, com direção geral de Edgard Miranda e supervisão de Cristiane Cardoso, Gênesis estreia hoje, às 21h, na Record TV.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.