Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Falhas em redes sociais expõem problema grave que atinge brasileiros

Impossibilidade de acessar aplicativos revelou dependência digital e falta de equilíbrio entre o on-line e o mundo real

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

O relógio apontava meio-dia. "Chegou o momento do almoço", pensou Marcos. Durante o intervalo, enquanto come, ele costuma checar mensagens do Whatsapp, assistir stories no Instagram e rolar a tela do Facebook para ver as postagens mais recentes de outros usuários. Mas, naquela segunda-feira algo inesperado aconteceu: todas as redes sociais ficaram fora do ar.

Sem saber o que fazer, Marcos (nome fictício) se sentiu triste e apenas comeu. Ele até pensou em ligar para alguém, mas ficou desconcertado: "não faço uma ligação há muito tempo... Deixa pra lá", considerou. Então, ele teve a ideia de começar a ler aquele livro que ganhou há meses!

WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram sete horas fora do ar na segunda-feira (4)
WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram sete horas fora do ar na segunda-feira (4) WhatsApp, Facebook e Instagram ficaram sete horas fora do ar na segunda-feira (4)

Muitas pessoas ficaram como Marcos na tarde de ontem: sem saber o que fazer após não poderem usar os aplicativos WhatsApp, Facebook e Instagram, atingidos por falhas nos servidores (ainda não explicadas oficialmente). Assim, ninguém conseguia enviar mensagens ou visualizar posts.

Dependência digital

Publicidade

Tal ausência veio comprovar o quanto estamos dependentes das redes, afinal, o viciado, muitas vezes, só percebe que tem um vício quando fica impossibilitado de acessar aquilo que causa a dependência.

"Com Whatsapp fora do ar, mãe reencontra filho dentro da própria casa, após meses sem vê-lo", dizia um dos muitos memes criados para representar essa situação. Apesar de engraçado, o problema é sério e real. A dependência da internet tem, de fato, levado muitas famílias a se afastarem.

Publicidade

Só para ter uma ideia, de acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na pandemia, o brasileiro passou de 9h29 para 11h36 por dia conectado, isso equivale a 174 dias dedicados exclusivamente à vida online. O Brasil é o segundo no planeta que passa mais tempo na internet, atrás apenas das Filipinas.

Detox

Publicidade

Embora a internet seja uma ferramenta necessária para o trabalho e para a educação, facilitando a comunicação e agregando conhecimento, o excesso dela bem como o uso abusivo das redes sociais podem causar vários problemas, como a própria dependência e distúrbios na saúde física, mental e emocional (o excesso está relacionado ao aumento de casos de depressão e suicídio).

Falha nos aplicativos revelou problema que atinge muitas pessoas: a dependência digital
Falha nos aplicativos revelou problema que atinge muitas pessoas: a dependência digital Falha nos aplicativos revelou problema que atinge muitas pessoas: a dependência digital

Essas falhas que deixaram as redes sociais fora do ar acontecem num momento em que a empresa de Mark Zuckerberg está sendo acusada de omitir um estudo interno de três anos que revelou o quanto o Instagram pode ser tóxico para usuários, sobretudo adolescentes. 

O jornal norte-americano The Wall Street Journal responsável pela investigação também divulgou trechos dos relatórios. Um deles diz que "32% das garotas afirmam que, quando se sentem mal com o próprio corpo, o Instagram as faz se sentirem pior".

Outros estudos já haviam dito o mesmo, porém, esse chama atenção por ser da própria companhia e ainda contrastar com as alegações de Zuckerberg (que defende que essas redes sociais podem ter efeitos positivos para a saúde mental). 

São muitos ex-funcionários dessas plataformas que alertam para os perigos das redes, como Tristan Harris, ex-funcionário do Google que alertou publicamente: "Se você puder sair das redes sociais, saia".

Mudança

Diante deste cenário, vale uma reflexão: como ficamos durante essas sete horas sem acesso as redes sociais? O que temos deixado de fazer para ficar olhando fotos, vídeos e postagens de outras pessoas?

Após queda, memes foram divulgados no Twitter. Piadas escancaram problemas reais
Após queda, memes foram divulgados no Twitter. Piadas escancaram problemas reais Após queda, memes foram divulgados no Twitter. Piadas escancaram problemas reais

A dependência nos leva a uma espécie de intoxicação digital, quando o tempo ocupado pela internet é tão grande que não sobra espaço para mais nada. Em alguns casos, fica-se observando e desejando a vida de influencers e famosos, em vez de viver a própria vida. Você tem a impressão de que está fazendo isso?

Se sim, que tal mudar essa realidade ainda hoje? Quem sabe o primeiro passo seja voltar a valorizar a convivência interpessoal, começar a ler aquele livro que está na estante, ligar para aquele familiar que você não conversa há muito tempo e deixar para usar a internet só em casos de necessidade, para trabalho, estudo e, eventualmente, lazer.

Apesar de serem hábitos considerados cringes pelas novas gerações o mundo real nunca sairá de moda.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.