Logo R7.com
RecordPlus
Refletindo Sobre a Notícia

O drama familiar de Cid Moreira e a importância do perdão

A morte do jornalista levanta uma reflexão sobre a necessidade de manter e cultivar laços familiares saudáveis

  • Google News
Cid Moreira vivia relação conturbada com os filhos, Rodrigo e Roger Moreira

A morte de Cid Moreira, uma das vozes mais marcantes da televisão brasileira, está sendo comentada em todo o país. Ele teve uma carreira brilhante como jornalista e apresentador, mas, por outro lado, sua vida pessoal acabou ganhando destaque nos últimos anos.

Cid enfrentou uma disputa familiar amarga. Em 2021, seus filhos Roger e Rodrigo, chegaram a processá-lo, alegando que ele havia se afastado, os deserdado e que estaria sendo manipulado por sua esposa, Fátima Sampaio, por estar senil. Eles ainda pediram a interdição do pai, o que foi acompanhado com muita tristeza por quem admirava o jornalista.


Tanto Cid quanto sua esposa sempre negaram as acusações. Ele chegou a declarar em entrevistas que não tinha interesse na reconciliação, dizendo que “foi jogado no lixo por causa de dinheiro”. Além disso, afirmava estar plenamente consciente de suas decisões.

Jornalista Cid Moreira morre aos 97 anos, em Petrópolis (RJ)

Reflexão sobre Honra


Esse episódio na vida de Cid Moreira me fez refletir sobre as relações familiares e o quão complexas elas podem ser. Entendo que a relação entre pais e filhos é um caminho de mão dupla, onde tanto os pais quanto os filhos precisam se esforçar para manter o respeito e o diálogo.

Mas, um dos Dez Mandamentos é claro ao afirmar: “Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”- Êxodo 20.12. Entendo o ato de honrar os pais como algo sagrado e lógico.


Ao longo da vida, encontramos diversas figuras de autoridade que precisamos respeitar, seja no ambiente escolar, no trabalho, etc. Então, pense comigo: se alguém não é capaz de respeitar a autoridade dos próprios pais, como será possível respeitar outras autoridades e viver em sociedade? Hoje, sendo mãe e vivenciando os sacrifícios diários da maternidade, valorizo e respeito ainda mais tudo o que meus pais fizeram por mim.

Cid Moreira ganha processos na Justiça contra os filhos
Filhos processaram Cid Moreira

É importante lembrar que honrar pai e mãe não significa seguir algo errado ou injusto que eles possam exigir, mas sim tratá-los com dignidade, proporcionar motivos para que sintam orgulho e buscar compreendê-los. Honrar é respeitar, tratar bem, levar em consideração os conselhos e seguir bons exemplos. A desonra, por outro lado, acontece quando o filho gera desgosto ou vergonha por atitudes inadequadas, seja dentro ou fora de casa.


Mas como honrar os pais quando há mágoas, conflitos ou erros graves? É claro que honrar não implica concordar com todas as atitudes, especialmente quando elas causaram sofrimento. Devemos, sim, impor limites. No entanto, o respeito que devemos oferecer são essenciais para a nossa própria paz interior. O perdão, muitas vezes, é o único caminho para curar as feridas do passado, pois nos livra do peso emocional que a mágoa carrega. E vale lembrar que o perdão é sempre uma decisão, não um sentimento.

Reconciliação familiar

A história de Cid e seus filhos nos mostra o quanto é importante resolver questões familiares antes que seja tarde demais. A distância emocional pode criar um abismo que, com o tempo, se torna muito difícil de superar. E, por falar nisso, o tempo é um recurso precioso, e enquanto o perdão e o diálogo são possíveis, acredito que sempre vale a pena tentar.

Muitos idosos são maltratados ou abandonados por seus filhos. No entanto, quando há esforço para a reconciliação, é possível restaurar os laços de amor e respeito.

É claro que cada história tem suas particularidades. Somente Cid e seus filhos sabem exatamente o que aconteceu entre eles e como lidavam com todas as diferenças. Porém, essa situação nos faz lembrar que nossos legados não se resumem às conquistas profissionais ou ao patrimônio material que deixamos, mas aos vínculos emocionais e às lembranças que construímos com quem amamos.

O verdadeiro sucesso também está na qualidade dos nossos relacionamentos. Então, que possamos reconhecer e valorizar quem amamos enquanto ainda temos tempo, antes que as oportunidades e os momentos passem, e não voltem mais.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.