O sucesso de Deolane Bezerra e a onda dos influenciadores digitais

Pesquisas apontam que muitas pessoas gostam de ver o dia a dia glamouroso das celebridades para "fugir de suas realidades"

Não dá mais para negar que influenciador digital já está entre as profissões mais almejadas pelos jovens, afinal, muitos sonham em ganhar dinheiro se expondo nas redes. E neste cenário, no universo online, um nome tem se destacado nos últimos tempos, Deolane Bezerra.

Diferente de outras famosas, ela não havia aparecido em um canal de TV e atuava apenas como advogada criminalista. Deolane ficou conhecida mesmo após a traição e morte do namorado, MC Kevin, em maio deste ano, após ele cair da varanda de um hotel no Rio de Janeiro. Desde então, com a divulgação de sua rotina, seu engajamento e o número de seguidores só aumentaram.

Deolane e tantos outros influenciadores fazem sucesso nas redes compartilhando suas rotinas

Deolane e tantos outros influenciadores fazem sucesso nas redes compartilhando suas rotinas

Reprodução/Instagram

Influência positiva?

Não apenas Deolane, mas muitos outros influenciadores da atualidade compartilham suas vidas, desde o momento que acordam até a hora que vão dormir e quanto mais fazem isso mais seguidores acumulam. A pergunta que fica é: o que leva as pessoas a seguirem os hábitos de outras nas redes sociais com tanta intensidade?

É claro que há quem siga com equilíbrio e que escolha os perfis de acordo com os conteúdos que vão ao encontro de seus valores pessoais. Porém, a possibilidade de ver um dia a dia glamouroso, acompanhar o cotidiano e interagir com tudo isso, faz com que os influenciadores digitais, cumpram a função de amigos, de acordo com uma pesquisa da Diário de Campo Pesquisa feita com mais de 1200 pessoas.

Outro estudo desenvolvido pela Kaspersky realizado com mais de 15.000 pessoas em 25 países concluiu que quase metade (47%) dos internautas acreditam que seguir os influenciadores é uma forma de "fugir da realidade". Além disso, os entrevistados disseram que sentem que "podem ser amigos" daqueles que seguem.

Pesquisas mostram que seguidores acreditam que influenciador digital faz o papel de amigo

Pesquisas mostram que seguidores acreditam que influenciador digital faz o papel de amigo

Freepik

Realidade

Tal situação nos faz refletir sobre como está sendo a vida real, offline, das pessoas. Infelizmente, muitos acreditam que a internet pode curar o vazio interior e acabam se apegando excessivamente às pessoas que fazem sucesso nas redes. 

Há quem chegue ao ponto de tatuar os nomes dessas celebridades... Então, quando falamos sobre exagero e fanatismo, percebemos que existem aqueles que buscam, por vezes de forma inconsciente, escapar de suas realidades de vida, preencher uma baixa autoestima, a ponto de projetar seus anseios e desejos em alguém que mal conhecem.

Mas, não é dessa forma que a solidão é resolvida. Precisamos aprender a valorizar a vida e as relações palpáveis, concretas. Nem sempre encarar a realidade é fácil, mas se queremos ter uma vida plena é necessário abandonar o Fantástico Mundo de Bobby e enfrentar os problemas que nos impedem de ser feliz.

Últimas