Primeiro capítulo de Gênesis revela a raiz do machismo 

Estreia da superprodução narrou momentos importantes da criação do mundo e mostrou a origem de problemas comuns nos dias atuais

O primeiro capítulo de Gênesis chegou com tudo, fazendo jus ao que foi anunciado. Cenas lindas, paisagens e fotografias exuberantes e uma produção de tirar o fôlego.

Com a promessa de ser um marco na teledramaturgia brasileira e aguardada por milhares de pessoas, o folhetim foi muito elogiado nas redes sociais.

Reprodução / Twitter

A estreia contou a história de Lúcifer (Igor Rickli) e como ele foi expulso do céu, exibiu, de forma emocionante, a criação da terra, de Adão e Eva (Carlo Porto e Juliana Boller) e suas primeiras descobertas como seres humanos.

Além disso, chamou atenção o ato de desobediência do primeiro casal para com o alerta de Deus sobre não comerem do fruto da Árvore do Bem e do Mal. Mesmo com toda a natureza disponível, Eva preferiu se deixar levar pela curiosidade e seguiu a sugestão da Serpente (Lúcifer), enquanto Adão deixou-se influenciar pela decisão da companheira. Ambos tiveram sua parcela de culpa no episódio, e toda a criação saiu do controle após o momento em que Adão também come do fruto.

Estreia revelou momento em que Adão e Eva desobedecem a ordem de Deus

Estreia revelou momento em que Adão e Eva desobedecem a ordem de Deus

Reprodução / Record TV

Depois disso, eles foram expulsos do Éden e Adão passou a culpar Eva, sem assumir sua responsabilidade. Além de culpá-la, passou a tratá-la com agressividade, mágoa e desprezo, alternando com comportamentos carinhosos.

Assim, a culpa ganhou espaço no coração de Eva e a raiva, no de Adão. Eles se afastam de Deus e discutem constantemente por terem sido expulsos do paraíso onde viviam.

Os dois procuram um novo local para morar, seguem andando pela floresta e Eva tenta reconciliação a todo momento. Adão, irritado, nega e ela sofre.

No caminho, encontram um lago onde param para  tomar banho e, então, aparentemente se entendem. Adão é atacado por um cavalo e, mais uma vez, culpa Eva.

Essas cenas revelam claramente a origem do machismo e de muitos outros problemas que enfrentamos nos dias atuais. 

Gênesis conta a história de grandes homens e mulheres da Bíblia, começando com a história do primeiro casal, Adão e Eva

Gênesis conta a história de grandes homens e mulheres da Bíblia, começando com a história do primeiro casal, Adão e Eva

Divulgação/Record TV

Eva "caiu no conceito de Adão" depois de ter tomado uma decisão errada, assim, ele perdeu a confiança nela e acabou deixando de ouvi-la, ignorando completamente os pensamentos e sentimentos da companheira.

Além disso, é importante frisar que quando ele agiu desta forma, mostrou que se esqueceu de como Deus o ensinou a tratar Eva e da importância dela em sua vida, mesmo depois do erro. Ou seja, a reação ruim que Adão teve foi totalmente contra o que Deus tinha planejado para ele.

E o machismo é isso, uma ideia de homens que estão longe de Deus (e não uma ideia da Bíblia), que tratam as mulheres como pessoas inferiores, que não merecem ser ouvidas ou respeitadas. Algumas consequências nos dias atuais são os altos índices de violência (assédio, estupro e feminicídio), objetificação do corpo feminino, desigualdade de direitos, entre outros.

Além disso, a novela deixa claro que a mulher foi criada diferente do homem, e o fato de ser mais inclinada as emoções e a sensibilidade do que ele não a faz ser menos importante.  Muito pelo contrário, essa característica o ajuda a ter mais equilíbrio, a enxergar o que nao conseguiria enxergar sozinho e a viver com mais qualidade de vida mediante os cuidados da mulher.

Prova disso foi a cena em que Adão ficou doente e Eva cuidou dele e clamou a Deus por ele.  Uma atitude que mostrou humildade. Se ela foi a primeira a pecar contra Deus, também foi a primeira a querer se reconciliar, diferente de Adão, que optou pelo orgulho.

Próximos capítulos

No capítulo de hoje, Adão e Eva têm seus primeiros filhos

No capítulo de hoje, Adão e Eva têm seus primeiros filhos

Divulgação/Record TV

No capítulo de hoje, Adão e Eva se emocionam com o nascimento do primeiro filho, Caim (Eduardo Speroni). Depois, vem o segundo filho, Abel (Caio Manhente). Caim diz não entender a felicidade de Abel. Abel começa a escolher os melhores animais para oferecer a Deus. 

Gênesis é dividida em 7 fases. Éden é a primeira delas e está sendo exibida atualmente, mas será seguida de Dilúvio, Torre de Babel, Ur dos Caldeus, Abraão, Jacó e José.

Ao R7, o diretor-geral da superprodução, Edgard Miranda, revela o que o público pode esperar de Gênesis daqui para frente. "Por serem histórias diferentes, com elenco diferente, o tratamento dado é sempre de capítulo 1. Está surpreendente".

Escrita por Camilo Pellegrini, Raphaela Castro e Stephanie Ribeiro, com direção geral de Edgard Miranda e supervisão de Cristiane Cardoso, Gênesis vai ao ar de segunda a sexta-feira a partir das 21h, na Record TV.

Últimas