Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Talibã: morte de jogador, proibição de bíblias e execução de cristãos

Enquanto milhares de afegãos tentam fugir, grupo terrorista persegue e mata cristãos para manter o controle do país

Refletindo Sobre a Notícia por Ana Carolina Cury|Do R7 e Ana Carolina Cury

As imagens das pessoas tentando fugir do Afeganistão retratam medo e desespero. Muitos afegãos conseguiram deixar o país quando o Talibã ocupou o palácio presidencial, sem enfrentar qualquer resistência do exército local. 

Aryana Sayeed, a maior estrela pop do Afeganistão, está entre os habitantes que conseguiram escapar. Ela compartilhou em suas redes sociais imagens em um avião de carga americano e disse temer pelas vidas das mulheres que exerciam cargos públicos.

Afegãos estão desesperados para conseguir sair do país
Afegãos estão desesperados para conseguir sair do país Afegãos estão desesperados para conseguir sair do país

Infelizmente, Zaki Anwari, um jogador de futebol de apenas 19 anos, não teve a mesma sorte que Aryana. Ele foi identificado como uma das vítimas que morreram ao caírem de um avião que tinha acabado de decolar do aeroporto de Cabul. O ocorrido foi registrado por câmeras e celulares na última segunda-feira (16). Os relatos revelam que Anwari teria se segurado no avião após a decolagem, mas como não conseguiu entrar, acabou caindo.

Dificuldades

Publicidade

Milhares de pessoas ainda estão presas em Cabul, sem poder deixar o país. Enquanto isso, aviões dos mais diferentes locais do mundo pousam no aeroporto local, com o objetivo de tentar resgatar o maior número de pessoas.

Quem quer deixar o Afeganistão está encontrando muitas barreiras porque os acessos aos locais que possibilitariam a fuga estão sendo vigiados. Até mesmo tiroteios e confusões já foram registrados. 

Publicidade
Jovem morreu ao tentar se agarrar em avião americano
Jovem morreu ao tentar se agarrar em avião americano Jovem morreu ao tentar se agarrar em avião americano

A tomada de Cabul pelo Talibã aconteceu no último domingo (15), logo após o presidente norte-americano Joe Bidden anunciar a retirada das tropas que ocupavam o país ao longo dos últimos 20 anos. Tal atitude já revela consequências devastadoras e, com certeza, vai assombrar a gestão de Biden até o final.

Perseguição

Publicidade

O grupo terrorista prega a imposição de uma Lei islâmica rígida que inclui proibições, punições e execuções.

O que já é sabido é que eles abominam os cristãos. E, conforme divulgou a SAT-7, uma organização que transmite programas cristãos para igrejas e cristãos no Oriente Médio e no Norte da África, o Talibã já estaria usando espiões e informantes para eliminar aqueles que seguem essa fé. "Estamos ouvindo de fontes confiáveis que o Talibã exige telefones das pessoas e, se eles encontrarem uma Bíblia baixada em seus dispositivos, irão matá-los imediatamente. É incrivelmente perigoso agora para os afegãos ter algo cristão em seus telefones. O Talibã tem espiões e informantes em todos os lugares", afirmou o presidente do SAT-7 na América do Norte, Dr. Rex Rogers.

Os relatos apontam ainda que militantes terroristas estão batendo de porta em porta, interrogando pessoas nas ruas e executando, na frente de todos, aqueles que se recusam renunciar sua crença. "Nosso diretor local me disse que a maioria não ousa frequentar uma igreja. Eles estão sozinhos, com medo e pedindo ajuda para nós. Somos o último recurso deles'", relatou Rogers.

Essas informações só reforçam o crescente aumento da perseguição aos cristãos ao redor do mundo. Segundo o Centro de Pesquisas Pew, organização internacional sediada em Washington, nos Estados Unidos, os cristãos continuam a ser o grupo religioso mais perseguido na maioria dos países.

Cristãos estão isolados e sendo executados nas ruas do país
Cristãos estão isolados e sendo executados nas ruas do país Cristãos estão isolados e sendo executados nas ruas do país

Infelizmente, como bem disse a este blog o cientista político especialista em Israel e Oriente Médio e diretor executivo da StandWithUs Brasil, André Lajst, o destino dos mais de 32 milhões de afegãos, que agora estão nas mãos do Talibã, é totalmente incerto. "É muito triste tudo isso. Uma tentativa para amenizar o derramamento de sangue é acolher as pessoas que estão fugindo de lá. Não podemos ficar de braços cruzados e assistir pessoas sendo julgadas por traição, sofrendo penas de morte, execuções em público e por aí vai. Como também não podemos reconhecer a legitimidade desse governo. Eles são terroristas".

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.