Professora Dorinha e Eduardo Gomes empatam em disputa ao Governo do TO, aponta pesquisa
Em outro cenário, sem Eduardo Gomes, senadora apareceu à frente da disputa, com 40% das intenções de voto
Três Poderes|Do R7, em Brasília

Pesquisa do Instituto Real Time Big Data sobre as intenções de voto para o Governo do Tocantins mostra que a senadora Professora Dorinha (União Brasil) e o senador Eduardo Gomes (PL) empatam numericamente, com 29% das intenções de voto em um dos cenários estimulados, em que são apresentados os nomes dos candidatos.
O levantamento foi feito com 1.200 entrevistados, entre os dias 14 e 15 de outubro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Leia mais
No segundo cenário, sem Eduardo Gomes, Professora Dorinha dispara com 40% das intenções de voto. Laurez Moreira (PSD) aparece em seguida, com 24%.
Possibilidades de votos
Dos que responderam à pesquisa, 17% disseram votar com certeza em Professora Dorinha. Outros 39% relataram que poderiam votar na pré-candidata. Segundo o levantamento, 35% afirmaram que não votariam nela, e 9% disseram que não a conhecem o suficiente para opinar.
De acordo com o levantamento, 15% afirmaram que votariam com certeza em Eduardo Gomes e outros 41% disseram que poderiam votar nele. 37% dos entrevistados relataram que não votariam no político, e 7% disseram que não o conhecem o suficiente para opinar.
Ainda nessa pesquisa, 12% dos entrevistados disseram que votariam com certeza em Laurez Moreira, e 38% afirmaram que poderiam votar nele. Já 39% relataram que não votariam no candidato, e 11% que não o conhecem o suficiente para opinar.
Senado
Além dos governadores, os eleitores do Tocantins também vão escolher os senadores para representar a região por oito anos.
O levantamento apontou quais seriam as primeiras e segundas opções de voto para cada entrevistado, já que, nas eleições de 2026, serão eleitos 54 senadores — dois por Unidade da Federação.
No primeiro cenário, o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) tem 28% das intenções de voto e Eduardo Gomes, 19%.
No segundo cenário analisado, Wanderlei Barbosa aparece na primeira posição, com 29%. Janad Valcari (PL), Alexandre Guimarães (MDB), Carlos Gaguim (União), Vicentinho Jr. (PP) e Irajá (PSD) empatam tecnicamente, com 15%, 13%, 12%, 12% e 11%, respectivamente.
Aprovação
O levantamento mostra que o governador Wanderlei Barbosa é aprovado por 65% dos entrevistados e desaprovado por 31%. Outros 4% não souberam ou não responderam.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
