Diretor do DSV esclarece questões de trânsito na cidade de São Paulo
Edson Caram informou sobre melhorias para atender o cidadão e enfatizou o processo de desburocratização e organização no órgão
Cartão de Visita|Do R7

Em visita institucional, Zacarias Pagnanelli, diretor nacional institucional da Record TV, encontrou com o diretor do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV), Edson Caram, que esclareceu diversos serviços oferecidos pela organização.
A pauta central da reunião foi a isenção do rodízio municipal autorizado para veículos da imprensa e carros de matéria investigativa que não possuem identificação visual, além da não aplicação de multa em caso de estacionamento em local proibido quando há um condutor dentro do veículo.
A Lei Municipal de São Paulo nº 12.490, de 1997, que autoriza o Executivo a implantar o Programa de Restrição ao Trânsito de Veículos Automotores no Município, estabelece em seu Artigo 5º a exceção de alguns veículos, além dos de imprensa: ambulâncias, policiamento e Corpo de Bombeiros, alguns transportes ligados a atividades hospitalares, veículos dirigidos por pessoas portadoras de deficiência ou por quem as transportem, entre outros.
Edson Caram enfatizou o processo de desburocratização e organização que vem tentado implementar no DSV desde que assumiu o cargo de diretor, em janeiro de 2017. Segundo ele, o Requerimento de Defesa da Autuação, quando um condutor quer recorrer de uma multa que considera irregular, é um dos serviços que passou por melhorias.
"O que importa é o conteúdo e não a consistência do auto. Porque complicar e desgastar o usuário?", explica Caram.
O diretor tirou dúvidas também sobre a regularização de vagas de idosos. Qualquer estabelecimento que queira direcionar algumas vagas de estacionamento para públicos preferenciais, seja estabelecimento comercial ou condomínios residenciais, basta fazer o cadastro junto ao DSV e orientar-se sobre a sinalização correta. Somente dessa maneira o departamento de trânsito terá autorização para autuar as infrações.
O Cartão Azul Digital foi outro assunto da visita institucional. Nesse caso, a tecnologia veio para facilitar a vida dos motoristas de São Paulo na hora de usar as vagas de Zona Azul. Para ajudar ainda mais, Caram instituiu 15 minutos de tolerância (para mais ou para menos) em caso de autuação.