Promotor esclarece questões sobre corrupção no "Cartão de Visita"
Cesar Dario Mariano acredita que a cultura e as leis brasileiras dificultam o fim da corrupção no país
Cartão de Visita|Do R7

Nesta segunda-feira (04), o promotor de Justiça Cesar Dario Mariano discutiu no programa "Cartão de Visita" um tema muito atual: a improbidade administrativa, ou seja, quando regras de conduta são descumpridas.
A lei 8.429 de 1992 classifica três formas de improbidade: o enriquecimento ilícito, o prejuízo ao erário, ou seja, ao conjunto dos recursos financeiros públicos, e atos que atentam contra os princípios da administração pública. Sendo assim, a corrupção é considerada uma forma de improbidade administrativa.
“Paralelamente às ações penais que tratam o crime de corrupção, normalmente nós temos um crime de improbidade administrativa no âmbito cível, porque todas as vezes que temos um crime contra a administração pública, nós temos um ato de improbidade.”
Durante a entrevista com a apresentadora Débora Santilli, Mariano ressalta dois fatores que dificultam o fim da corrupção no Brasil. Por um lado, ele afirma que a nossa legislação é muito branda no que diz respeito a atos de corrupção. Por outro lado, existe uma cultura que favorece o “se dar bem”.
“É o tal do jeitinho brasileiro, que antes se achava bonito. Não é verdade, você tem que se dar bem desde que isso não prejudique ninguém e desde que você haja corretamente. Isso tem que ser ensinado às crianças.”
O promotor propõe, portanto, uma mudança no ensino básico para que, no futuro, haja uma mudança cultural. Segundo ele, seria importante a inclusão das matérias de ética e educação moral e cívica na grade curricular.
Cesar Dario Mariano visitou os bastidores da RecordTV acompanhado pela diretoria nacional institucional.