Leclerc vence GP da Inglaterra, encerrado com Safety Car; Bortoleto pontua na 8ª posição
Após um hiato de quase dois anos, piloto da Ferrari voltou ao pódio em prova marcada por problemas técnicos de Antonelli
Record News|Do Estadão Conteúdo
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em uma prova muito agitada na manhã deste domingo (5º), o GP de Silverstone terminou com o Safety Car na pista. O monegasco Charles Leclerc, da Ferrari, aproveitou a falha no carro de Kimi Antonelli, da Mercedes, e conquistou a primeira vitória na temporada. Após quase dois anos, o piloto voltou a ficar no lugar mais alto do pódio. George Russell, da Mercedes, ficou com a segunda posição e ganhou fôlego na disputa da competição. Enquanto Lewis Hamilton fechou com o terceiro lugar.
A prova foi marcada pela falha no carro de Antonelli, que liderou grande parte da corrida. O líder teve um problema na suspensão e terminou em 16º. Outro piloto que não viveu um grande dia foi Max Verstappen, que saiu da corrida nas últimas voltas, após colidir em uma das curvas. Oscar Piastri, da McLaren, teve problemas logo no início e não conseguiu pontuar.
Já o brasileiro Gabriel Bortoleto teve um grande desempenho e fechou com a 8ª colocação, somando mais quatro pontos. A Audi tem seis pontos no geral, todos conquistados pelo jovem de Osasco. A última vez que Bortoleto pontuou foi no GP da Austrália, em março.
Prova agitada na Inglaterra
Na largada, Leclerc e Hamilton aproveitaram o início abaixo de Antonelli e tomaram as primeiras posições sem grandes dificuldades. Por outro lado, Bortoletto começou mal e caiu para a 13ª colocação, mas conseguiu recuperar a 11ª posição ainda nas primeiras voltas.
A primeira volta teve um choque entre Bearman e Albon. O piloto da Williams recebeu 10 segundos de punição. Um pouco mais tarde, Piastri apresentou problemas na asa dianteira, o que o forçou a ir para os boxes logo nas primeiras voltas e assim cair para a penúltima colocação, apenas à frente de Albon, também nos boxes. O piloto da McLaren teve a prova completamente prejudicada e não conseguiu alcançar a zona de pontuação.
A organização da prova abriu investigação e puniu o britânico Lewis Hamilton por cinco segundos por mover um pouco o carro antes da largada. Na 11ª volta, o italiano Antonelli partiu para cima do heptacampeão e conseguiu ultrapassá-lo, após o início abaixo do esperado.
Na 22ª volta, um guarda-chuva verde caiu bem próximo da pista e o Safety Car Virtual foi acionado. Apesar do momento inusitado, um dos membros da organização removeu rapidamente o objeto e a prova continuou sem grandes mudanças.
Em casa, os ingleses Russell e Hamilton protagonizaram uma grande disputa pelo 4º lugar na volta 30. O heptacampeão colocou o carro ao lado do adversário e assumiu rapidamente o posto, mas a vantagem não durou muito e o piloto da Mercedes rapidamente recuperou a posição. A briga continuou na volta seguinte com o mesmo roteiro.
Em uma disputa bem acirrada nas primeiras colocações, na 34ª volta, Russell partiu para cima de Verstappen e viu o holandês fechar todos os espaços. Quando parecia que o piloto da Mercedes conseguiria dar mais problemas ao da Red Bull, um pequeno furo em um dos pneus forçou o inglês a fazer uma nova parada para trocar o composto. Verstappen e Hamilton aproveitaram o momento e abriram vantagem.
A batalha entre Verstappen e Hamilton continuou nas voltas seguintes. O britânico mergulhou em cima do holandês e conseguiu uma bela ultrapassagem no início da volta 38, conquistando a 3ª colocação da prova.
Quando a briga entre os competidores parecia que iria esquentar, o Safety Car Virtual foi acionado novamente após um problema com o carro de Nico Hülkenberg, da Audi. O alemão parou na pista e precisou abandonar o Grande Prêmio de Silverstone, aonde chegou no pódio na temporada passada.
Antonelli passa apuros em Silverstone
Pole position na corrida, o italiano Kimi Antonelli segurou a troca de pneus até a 36ª volta, quando colocou os pneus duros, deixando a liderança para Leclerc. A estratégia definida pela Mercedes parecia certeira e o jovem partiu para cima do monegasco. Quando a diferença estava diminuindo, o carro do líder da competição apresentou problemas e logo perdeu velocidade na pista.
O italiano foi para os boxes e trocou a asa dianteira para tentar sanar o problema. Quando retornou para a pista, foi engolido por Lando Norris e passou direto na curva. Ele afirmou que o problema era na suspensão do carro e não conseguia virar o veículo. Perdendo diversas posições, a Mercedes sugeriu abandonar a corrida e Antonelli preferiu permanecer para pontuar no GP.
A equipe constatou que havia uma aleta presa na roda do carro e novamente retornou aos boxes para resolver o problema. Antonelli acabou ultrapassado por Bortoleto e estacionou na 10ª colocação, sofrendo pressão de Colapinto nas últimas voltas. Terminou a corrida na 16ª posição e não conseguiu pontuar.
Verstappen roda no fim do GP
Em uma grande atuação, Max Verstappen ocupava as primeiras posições e tentava se aproximar de Lewis Hamilton. No entanto, o holandês rodou na curva e colidiu na frente da torcida. Ele precisou abandonar o Grande Prêmio de Silverstone e ficou mais distante das primeiras colocações da competição.
Bortoleto volta a pontuar
O jovem brasileiro da Audi conseguiu voltar a pontuar após quatro meses e terminou na 8.ª colocação, somando mais quatro pontos. O piloto de 21 anos tinha conquistado dois pontos no GP da Austrália, em março de 2026, e não conseguiu mais ficar entre os dez primeiros desde então.
Apesar dos problemas de Oscar Piastri, Max Verstappen e Kimi Antonelli, o brasileiro fez uma grande corrida e não sofreu grandes problemas no decorrer da prova, com exceção da largada, quando perdeu duas posições.
Confira o resultado do GP da Inglaterra
- Charles Leclerc (MON/Ferrari), 52 voltas
- George Russell (ING/Mercedes), 0s047
- Lewis Hamilton (ING/Ferrari), 0s772
- Lando Norris (ING/McLaren), 1s149
- Isack Hadjar (FRA/Red Bull), 1s.598
- Liam Dawson (NZL/Racing Bulls), 2s023
- Arvid Lindblad (ING/Racing Bulls), 2s214
- Gabriel Bortoleto (BRA/Audi), 2s413
- Franco Colapinto (ARG/Alpine), 3s229
- Pierre Gasly (FRA/Alpine), 3s445
- Oscar Piastri (AUS/McLaren), 4s014
- Carlos Sainz (ESP/Williams), 4s391
- Oliver Bearman (ING/Haas), 5s245
- Esteban Ocon (FRA/Haas), 5s512
- Sérgio Pérez (MEX/Cadillac), 7s403
- Kimi Antonelli (ITA/Mercedes), 8s005
- Valtteri Bottas (FIN/Cadillac), 8s162
- Fernando Alonso (ESP/Aston Martin), a uma volta
- Lance Stroll (CAN/Aston Martin), a uma volta
Não completaram: Max Verstappen (HOL/Red Bull), Nico Hülkenberg (ALE/Audi) e Alexander Albon (TAI/Williams).
Análises, entrevistas e as notícias do Brasil e do mundo estão na RECORD NEWS. Acesse o site aqui e confira os principais conteúdos em texto e vídeo!














