Impacto das tarifas de Donald Trump no suco de laranja brasileiro
Medidas tarifárias elevam preços nos EUA e afetam exportações brasileiras
Record News Rural|Ri7a, a inteligência artificial do R7

Desde a imposição de uma tarifa de 50% por Donald Trump sobre produtos brasileiros, os efeitos já são sentidos nos Estados Unidos, especialmente no setor de suco de laranja. O Brasil lidera as exportações globais do produto, responsável por cerca de 70% do mercado mundial, com exportações para os EUA totalizando mais de R$ 1,3 bilhão em 2024.
Nos Estados Unidos, aproximadamente 80% do suco consumido é brasileiro, principalmente na forma congelada e concentrada. A medida visa proteger produtores americanos, sobretudo na Flórida, que enfrenta desafios devido a doenças bacterianas e eventos climáticos que afetaram drasticamente a produção local desde os anos 2000.
A Califórnia agora lidera a produção nacional de laranjas, mas não consegue suprir toda a demanda interna. Com o aumento das tarifas, o índice de preços ao consumidor americano registrou alta de 2,7% em junho, marcando a inflação mais alta desde fevereiro. Enquanto isso, produtores brasileiros temem cortes de contratos e possíveis demissões devido à disputa comercial em curso.
Assista ao vídeo - Americanos já sentem no bolso os efeitos da tarifa sobre produtos brasileiros
