Crise ambiental: Japão estende caça comercial às baleias-comuns
Decisão foi duramente criticada pelo governo australiano e a ministra do meio-ambiente do país afirmou estar decepcionada com a ação
Record News|Do R7
O Japão decidiu, nesta quarta-feira (31), estender a caça comercial às baleias-comuns, os segundos maiores mamíferos do mundo. Entre as espécies que o executivo já autorizava a caçar estão a baleia-de-minke, baleia-de-bryde e a baleia-sei. Segundo a agência de pesca, a principal justificativa para a decisão é que existem baleias-comuns o suficiente, em referência ao programa que autoriza caçar 59 animais este ano.
A decisão foi amplamente criticada pelo governo australiano nesta quinta-feira (1°) e a ministra do meio ambiente do país disse estar profundamente decepcionada com a ação. A União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN) considera as baleias-comuns como "vulneráveis" e a decisão alarmou os defensores de direitos dos animais. O Japão é um dos três países do mundo que segue praticando a caça comercial de baleias, ao lado da Noruega e da Islândia.
Últimas