Logo R7.com
RecordPlus

Reviravolta em Ibirarema: não era desaparecimento, mas sequestro

Idoso sequestra esposa duas vezes em menos de um mês

Record Paulista|Do canal Record Paulista no YouTube

  • Google News

O caso dos desaparecimentos e ressurgimentos do casal de idosos de ibirarema teve uma reviravolta. Na última sexta-feira (23), foram localizados, pela segunda vez, João Dico, de 60 anos, e a esposa, Alzira Miranda Rosa Borges, de 78 anos, numa propriedade rural da família.

Após quase uma semana desaparecidos, o casal foi encontrado por equipes policiais que os encaminharam para atendimento no pronto-socorro da cidade de Ibirarema. João confessou que sequestou a esposa por medo de uma possível separação e estava com medo de ser preso. Diante da situação, João foi preso em flagrante na delegacia da Polícia Civil por crimes previstos no Estatuto do Idoso e por privação de liberdade.


Segundo registros policiais, o agricultor se recusou a dar esclarecimentos aos familiares ao ser visto no mandiocal do sítio. Quando os policiais chegaram, João confessou que retirou a esposa do convívio familiar e a manteve dentro do automóvel, sem banho e alimentando-se de bolacha e água. A idosa foi encontrada com sinais de falta de higiene e debilitada.

João admitiu que fazia a esposa tomar remédios para dormir e que ele também se automedicava. Mesmo com pedidos de Alzira para voltar, seu marido se recusava. Para despistar, João descartou seu celular, mas antes disso, mandou mensagens falsas sobre viajar ao Paraná para a família, viagem essa que não aconteceu. O aparelho acabou sendo apreendido e será periciado.


Após audiência de custódia, a justiça determinou que João Dico seguirá preso em regime de prisão preventiva. O casal desapareceu pela primeira vez em Dezembro de 2025, passaram o Natal incomunicável e voltaram para casa três dias depois, no dia 28. O segundo desaparecimento ocorreu no dia 17 de Janeiro, sendo encontrados na última sexta-feira, quando João foi preso.

Veja a reportagem completa no vídeo abaixo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.