Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Renda Extra
Publicidade

IPVA: desconto de 3% para veículo com placa final 2 vence nesta quinta

Tanto o pagamento à vista como a primeira parcela para quem for dividir em até cinco vezes precisam ser feitos hoje

Renda Extra|Do R7

Trânsito intenso de veículos nas proximidades da Ponte da Cidade Universitária, sentido Interlagos
Trânsito intenso de veículos nas proximidades da Ponte da Cidade Universitária, sentido Interlagos Trânsito intenso de veículos nas proximidades da Ponte da Cidade Universitária, sentido Interlagos

Termina nesta quinta-feira (12) o prazo para o pagamento à vista, com desconto de 3%, do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2023 para os veículos com final de placa 2. Aqueles que optarem pelo parcelamento de até 5 vezes também têm a primeira parcela com vencimento hoje. 

Confira o calendário de pagamento do imposto em todos os estados e no DF

O pagamento pode ser feito nas agências dos bancos credenciados com o número do Renavam (Registro Nacional de Veículo Automotor), pela internet ou por meio de outros canais oferecidos pela instituição bancária. O IPVA também pode ser pago em casas lotéricas.

A consulta do valor está disponível em toda a rede bancária ou diretamente no portal da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo. O calendário de acordo com o final de placa dos veículos vai até o dia 24 de janeiro.

Publicidade

Calendário do IPVA 2023

Parcelamento no cartão de crédito

É possível quitar o IPVA 2023 com cartão de crédito nas empresas credenciadas na Secretaria da Fazenda e Planejamento. As operadoras financeiras conveniadas têm autonomia para definir o número de parcelas e ajustar a melhor negociação com o contribuinte.

Os valores pagos ao correspondente bancário são repassados ao governo estadual de forma imediata, sem qualquer desconto nem encargo.

Publicidade

Para mais informações, os proprietários dos veículos podem entrar em contato com a Secretaria pelo canal Fale Conosco, no portal.fazenda.sp.gov.br.

Economistas ouvidos pelo R7 afirmam que vale a pena aproveitar o desconto de 3% e pagar à vista, desde que o proprietário do veículo tenha o recurso. 

Publicidade

Atraso

O contribuinte que deixar de recolher o imposto fica sujeito a multa de 0,33% por dia de atraso e juros de mora com base na taxa Selic. Passados 60 dias, o percentual da multa fixa-se em 20% do valor do imposto.

Se permanecer a inadimplência do IPVA, o débito será inscrito na Dívida Ativa e o nome do proprietário será incluído no Cadin Estadual, o que vai impedi-lo de aproveitar eventual crédito que possua por solicitar a Nota Fiscal Paulista. A partir do momento que o débito de IPVA estiver inscrito, a Procuradoria-Geral do Estado poderá vir a cobrá-lo mediante protesto.

A inadimplência do IPVA impossibilita o novo licenciamento do veículo. Após a data-limite fixada pelo Detran para o licenciamento, o veículo poderá vir a ser apreendido, com multa aplicada pela autoridade de trânsito e 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.