Ação contra traficantes acusados de destituir síndicos e extorquir moradores prende 9 no Rio
Investigações começaram após denúncias de pessoas quem vivem no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida na zona oeste
Rio de Janeiro|Do R7

Nove suspeitos foram presos na Operação Sanitizer em Senador Camará, na zona oeste do Rio de Janeiro, contra traficantes acusados de extorquir e impor restrições a moradores da região.
A ação da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e da DDSD (Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados) também apreendeu sete fuzis, pistola, munições, carregadores e drogas.
As investigações começaram a partir de denúncias dos próprios moradores do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida nas comunidades da Coreia, Rebu e Vila Aliança.
Segundo a polícia, os traficantes destituíram síndicos dos condomínios para substituí-los por criminosos, que cobravam taxas extorsivas por serviços públicos de energia elétrica, água encanada, gás natural residencial e sinal de internet.
Os serviços eram prestados por empresas vinculadas à organização criminosa que impediam o acesso dos funcionários das concessionárias legalizadas.
Ainda de acordo com a investigação, os membros do grupo se posicionavam nas guaritas de entrada de cada um dos prédios e controlavam o dia a dia da comunidade, para impor medo, por meio de ameaças de violência, morte e expulsão.
Mulher ficou ferida durante a ação

Ao menos 20 viaturas, três blindados e um helicóptero deram apoio à ação. Criminosos atearam fogo em barricadas para tentar impedir a passagem das equipes.
Uma mulher atingida por estilhaços de tiros disparados por traficantes foi socorrida por agentes, segundo a polícia. Ela foi encaminhada ao hospital pelos policiais.