Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Ação contra traficantes acusados de destituir síndicos e extorquir moradores prende 9 no Rio

Investigações começaram após denúncias de pessoas quem vivem no conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida na zona oeste 

Rio de Janeiro|Do R7

Sete fuzis foram apreendidos na Operação Sanitizer
Sete fuzis foram apreendidos na Operação Sanitizer

Nove suspeitos foram presos na Operação Sanitizer em Senador Camará, na zona oeste do Rio de Janeiro, contra traficantes acusados de extorquir e impor restrições a moradores da região.

A ação da Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) e da DDSD (Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados) também apreendeu sete fuzis, pistola, munições, carregadores e drogas.

As investigações começaram a partir de denúncias dos próprios moradores do conjunto habitacional Minha Casa, Minha Vida nas comunidades da Coreia, Rebu e Vila Aliança.

Segundo a polícia, os traficantes destituíram síndicos dos condomínios para substituí-los por criminosos, que cobravam taxas extorsivas por serviços públicos de energia elétrica, água encanada, gás natural residencial e sinal de internet.


Os serviços eram prestados por empresas vinculadas à organização criminosa que impediam o acesso dos funcionários das concessionárias legalizadas.

Ainda de acordo com a investigação, os membros do grupo se posicionavam nas guaritas de entrada de cada um dos prédios e controlavam o dia a dia da comunidade, para impor medo, por meio de ameaças de violência, morte e expulsão.


Mulher ficou ferida durante a ação

Policiais encontraram barricadas em chamas durante a ação
Policiais encontraram barricadas em chamas durante a ação

Ao menos 20 viaturas, três blindados e um helicóptero deram apoio à ação. Criminosos atearam fogo em barricadas para tentar impedir a passagem das equipes.

Uma mulher atingida por estilhaços de tiros disparados por traficantes foi socorrida por agentes, segundo a polícia. Ela foi encaminhada ao hospital pelos policiais.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.