Alunos se jogam no chão durante confronto no Complexo da Maré
Operação tinha como objetivo buscar chefe do tráfico da região, que conseguiu fugir. A polícia prendeu um suspeito e apreendeu drogas e armas
Rio de Janeiro|Erick Guimarães, do R7*
Alunos da rede municipal de ensino se jogaram no chão de uma escola durante um tiroteio em uma operação policial no Complexo da Maré, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (18). A ação tinha como objetivo buscar o chefe do tráfico na comunidade.
Imagens dos estudantes foram publicadas nas redes sociais da ONG Maré Vive. Segundo os responsáveis, o confronto assustou as crianças no horário do intervalo.
"Como pregar o discurso de meritocracia, de chances iguais e de que 'é só estudar'? Em quais outros lugares crianças passam por essas situações a não ser nas favelas?", escreveram na legenda.
Veja mais: Polícia prende suspeito de integrar quadrilha de Orlando Curicica
Moradores disseram ainda que um helicóptero da Polícia Civil atirou indiscriminadamente em direção à comunidade. Pais de alunos reclamaram que não conseguiram sair de casa para buscar os filhos no colégio devido à troca de tiros.
A Secretaria Municipal de Educação esclareceu que as escolas não foram fechadas, apesar dos confrontos:
"Em função de tiroteios entre policiais e marginais em determinados pontos de comunidades do Rio, muitos pais e responsáveis tomam a iniciativa de buscar os filhos nas unidades de ensino, e o período de aula acaba interrompido para algumas crianças".
Leia também
Operação
A operação da Ssinte (Subsecretaria de Inteligência) com apoio do Core (Coordenadoria de Recursos Especiais) tinha como objetivo checar denúncias sobre o paradeiro de um criminoso, que conseguiu fugir.
A Polícia Civil informou que prendeu em flagrante um traficante conhecido como Avatar. Ele estava com drogas, rádio comunicador e munições dentro de uma mochila.
Os agentes ainda apreenderam drogas, um fuzil com luneta acoplada, granada, munições, carregador e rádios comunicadores em uma casa onde estavam traficantes. Já no carro em que eles fugiram foram encontradas drogas embaladas para venda.
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira