Rio de Janeiro Amigos de João Pedro dizem que policial mandou carregarem menino

Amigos de João Pedro dizem que policial mandou carregarem menino

'Jornal da Record' teve acesso ao depoimento dos adolescentes que estavam com menino de 14 anos morto em operação policial

  • Rio de Janeiro | Sylvestre Serrano, da Record TV

João Pedro morreu baleado em operação policial

João Pedro morreu baleado em operação policial

Reprodução

O Jornal da Record teve acesso ao conteúdo dos depoimentos dos adolescentes que acompanhavam o menino João Pedro, de 14 anos, no dia em que ele foi morto durante uma operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo.

Os jovens disseram no depoimento para promotores, procuradores da República e defensores públicos que jogavam sinuca quando ouviram helicópteros dando rasantes sobre a comunidade. Contaram que ouviram tiros sendo disparados e pareciam vir das aeronaves.

O grupo correu para se abrigar quando viu policiais arrombando o portão. Os jovens se esconderam e foram rendidos. Eles afirmaram que já deitados no chão, ouviram mais disparos.

Os adolescentes narram que foram para um dos quartos, quando uma granada explodiu no quintal. Em seguida, mais tiros.

Segundo os depoimentos, João foi atingido nesse momento.

Na sequência, um policial ordenou que dois garotos carregassem João.

O menino ferido foi levado de carro, escoltado por um policial, ao helicóptero da polícia.

Os adolescentes não viram criminosos pularem o muro.

A reconstituição do crime aconteceria nessa terça-feira (9). Mas, foi adiada por uma decisão do Supremo Tribunal Federal que impede operações durante a pandemia.

O Ministério Público e a Defensoria querem interrogar os policiais, que por enquanto só prestaram depoimento na Delegacia de Homicídios.

A família entende que todos precisam ser ouvidos para que reprodução simulada comprove quem matou João Pedro.

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro informou que espera a participação da Polícia Federal na reconstituição, que só deverá ser feita depois da contraprova do confronto balístico.

Últimas