Antigo prédio da Universidade Gama Filho em Piedade, zona norte do Rio, começa a ser demolido
Parque público deverá ser aberto na área de 18 mil² onde funcionava a instituição, que abriu falência em 2014
Rio de Janeiro|Victor Tozo*, do R7

A Prefeitura do Rio de Janeiro iniciou, nesta terça-feira (18), a demolição do prédio onde funcionava um dos campi da Universidade Gama Filho, em Piedade, na zona norte.
No espaço de 18 mil², o plano é construir o Parque Piedade, uma área de lazer pública nos moldes do Parque Madureira. A previsão é que a obra tenha início no segundo semestre de 2023, segundo a pasta.
O parque deverá abrigar, além de espaços para lazer, um centro cultural, esportivo e educacional em parceria com a Fecomercio. O local também irá contar com uma horta urbana, parcão, academia, pista de skate, campo de futebol e parque infantil, bem como áreas para feiras e eventos, de acordo com a prefeitura.
O município afirmou, ainda, que o entorno do terreno será revitalizado, através de obras de pavimentação, sinalização e acessibilidade na estação de trem do bairro. Também está prevista a construção de uma ciclovia na rua Manoel Vitorino.
O campus Piedade estava abandonado desde a abertura de falência da Universidade Gama Filho, em 2014. Moradores da região denunciaram que o local virou abrigo para criminosos e usuários de drogas.
O prédio também foi atingido por um incêndio em novembro de 2020. O fogo foi controlado e não houve relatos de feridos.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa















