Rio de Janeiro Após dias de calorão no Rio, tempo muda no domingo com chuva forte

Após dias de calorão no Rio, tempo muda no domingo com chuva forte

Nesta sexta (1º), temperatura máxima registrada foi em Irajá, na zona norte: 38.1º C;  sensação térmica chegou a  40.6º C na zona oeste

Onda de forte calor atinge o Rio

Onda de forte calor atinge o Rio

Fernando Frazão/Arquivo/Agência Brasil

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio de Janeiro informou nesta sexta (1º) que há condições para queda de chuva forte a muito forte neste domingo (3) e alerta para os riscos de raios, alagamentos e rajadas de vento e raios na cidade. A informação é baseada na previsão do tempo do Sistema Alerta Rio

A sexta-feira foi mais um dia de sol forte no Rio, com temperatura máxima de 38.1º C, no bairro de Irajá, na zona norte. Segundo o Alerta Rio, a sensação térmica foi de 40.6º C, em Santa Cruz, na zona oeste. Para este sábado (2), a máxima prevista é 40º C e, para domingo (3), 34º C.

Leia mais: Ação contra fraudes fiscais visa recuperar 1,4 bi para cofres do RJ

Segundo o Centro de Operações da prefeitura, para este domingo está prevista a aproximação de uma frente fria pelo oceano que deixará o tempo instável na cidade do Rio de Janeiro. Haverá aumento da nebulosidade ao longo do dia e, a partir do fim da tarde, podem ocorrer pancadas de chuva moderadas, ocasionalmente fortes, acompanhadas de rajadas de vento e raios.

Na segunda-feira (4), o tempo continuará instável e há previsão de pancadas de chuva a qualquer hora do dia e com mais intensidade a partir da tarde. Estão previstos ventos com intensidade moderada e ocasionalmente forte. A temperatura vai cair cerca de 10º Celsius, com a máxima ficando em  27º C.

Nos dois dias seguintes, áreas de instabilidade associadas a uma região de baixa pressão no oceano manterão o tempo instável na cidade do Rio, acompanhadas de rajadas de vento e raios, a qualquer hora do dia.

O Centro de Operações da prefeitura alerta que os modelos numéricos da previsão do tempo indicam grandes acumulados de chuva entre a segunda-feira (4) e a madrugada de quarta-feira (6).

De acordo com o centro, em caso de alagamento nas ruas, o motorista deve redobrar a atenção ao dirigir, manter os faróis acesos e nunca forçar a passagem de carro em vias alagadas. Também não se deve caminhar pela água, pois há perigo de correnteza e de ferimentos com objetos e queda em buracos sob a água, além de risco de doenças. Outra recomendação é evitar passar perto de áreas de córregos e rios.

Assista também: Patrimônio imaterial do Rio, frescobol é uma das paixões dos cariocas