Após fim de contrato com administradora, apenas uma biblioteca-parque deve reabrir depois do recesso
Unidades de Rocinha, Manguinhos e do centro do Rio devem permanecer fechadas
Rio de Janeiro|Do R7, com Agência Brasil

As quatro Bibliotecas Parque do Rio de Janeiro fecharam nesta sexta-feira (30) para o recesso de fim de ano e apenas uma deve retornar na semana que vem. Os mais de 150 funcionários da rede receberam aviso-prévio no início do mês.
Na última quinta-feira (28), o IDG (Instituto de Desenvolvimento e Gestão), que administra as unidades, usou as redes sociais para avisar sobre o fechamento e se despedir dos frequentadores.
Segundo o IDG, o contrato entre o instituto e a Secretaria de Estado de Cultura foi encerrado, e, a partir de hoje, o governo do estado é o responsável pelas unidades. No início do mês, o diretor do IDG, Henrique Oliveira, disse à Agência Brasil que são necessários R$ 20 milhões por ano para manter o funcionamento das unidades.
O estado tem quatro bibliotecas-parque e apenas a de Niterói tem previsão de voltar a funcionar na próxima semana. Um convênio entre a secretaria e a Prefeitura de Niterói foi assinado nesta quinta-feira (28) e permitiu que a biblioteca reabra no próximo dia 3 e funcione por mais 12 meses.
As outras três unidades, em Manguinhos, na Rocinha e no centro do Rio, ficarão fechadas por um "curto período", segundo a secretaria, para que a haja a transição da administração.
"A expectativa é que elas retornem ao funcionamento o mais rápido possível. As negociações com a equipe do prefeito eleito, Marcelo Crivella, para a manutenção das unidades da rede estão em andamento. Também está em estudo a possibilidade de um apoio, através de convênio, com o Ministério da Cultura", diz nota da Secretaria de Cultura.
Em sua página na internet, as bibliotecas-parque informam que têm um acervo de 260 mil itens e recebem em média 2,2 mil pessoas por dia. O acervo conta com 2,8 mil títulos em braile ou audiolivros e mais de 74 mil pessoas estão cadastradas para empréstimos.
Na postagem de despedida do instituto que administra as bibliotecas, internautas lamentaram o fechamento.
"É incompreensível que o Estado interrompa uma iniciativa tão importante e inovadora. Abandonar o conhecimento é um atestado de ignorância", disse um dos seguidores.















