Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após liberação, bares e restaurantes lotam na zona sul do Rio de Janeiro

Medidas de distanciamento entre mesas, utilização de máscaras e capacidade reduzida de estabelecimentos não foram respeitadas por clientes, no Leblon

Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

Flagras foram feitos em reabertura de bares no Rio
Flagras foram feitos em reabertura de bares no Rio Flagras foram feitos em reabertura de bares no Rio

Os diferentes flagrantes de lotação em bares e restaurantes do Rio de Janeiro na noite da última quinta-feira (2) viralizaram na internet. No primeiro dia de liberação do seguimento, foi possível ver que clientes e proprietários de estabelecimentos não respeitaram as regras impostas pela prefeitura da capital fluminense.

O bairro que foi destaque negativo na reabertura de bares e restaurantes foi o Leblon, na zona sul do Rio. Moradores da região filmaram aglomerações em, pelo menos, duas ruas do bairro: Ataulfo de Paiva e Dias Ferreira. A região é conhecida por concentrar um dos polos gastronômicos do Leblon.

Leia também

Em um dos vídeos que circulam nas redes sociais, a frequentadora do bar comenta com ironia o descumprimento das regras de distanciamento entre mesas e pessoas, a não-utilização de máscaras pelos clientes e a lotação dos locais, que deveriam funcionar com 50% da capacidade.

“Hoje é dia 2 de julho, primeiro dia de liberação dos bares do Rio de Janeiro. A gente tá aqui na Dias Ferreira e está todo mundo de máscara. Olha quanta gente de máscara”, ironiza a cliente. Outra pessoa no estabelecimento responde: “Fazendo distanciamento de 2 m de pessoa por pessoa, cada um na sua mesa”.

Publicidade

Em nota, a Guarda Municipal do Rio de Janeiro, responsável por fiscalizar o cumprimento do decreto municipal, afirmou que determinou na última quinta o fechamento de bares e restaurantes no Leblon devido à extrapolação do horário de funcionamento e aglomeração. A instituição também declarou que irá intensificar a fiscalização neste final de semana ao lado da Vigilância Sanitária.

Corpo do menino Ítalo é enterrado na Baixada Fluminense

Publicidade

Regras para reabertura

Nesta terceira fase do plano de flexibilização da quarentena, bares, cafés, lanchonetes, lojas de conveniência, padarias e quiosques foram liberados para reabrir suas lojas com 50% da capacidade habitual. Entre outras regras, a Prefeitura do Rio também exige uma distância 2 m entre as mesas, com preferência para espaços abertos, como varandas e calçadas.

Publicidade

O poder executivo municipal também estabeleceu às 23h como horário limite de funcionamento. É obrigatório o uso de máscaras para clientes e funcionários e o sistema self-service, além da música ao vivo, continuam proibidos.

*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.