Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Após prejuízo de R$ 317 mil com furtos, trens do RJ substituem estofados por chapas de acrílico

Imagens de circuito interno flagraram momento em que suspeito arranca forros. Mais de 2.000 já foram levados nos últimos meses

Rio de Janeiro|Raphael Lacerda*, do R7


Forros de policarbonato são substituídos por acrílico Imagens cedidas ao R7

Quem utiliza os trens do Rio de Janeiro já observou que os estofados dos assentos estão sendo substituídos por chapas de acrílico. A medida ocorre após uma série de furtos do material nos últimos meses. Segundo a concessionária SuperVia, a prática já causou um prejuízo de R$ 317 mil.

Um levantamento feito pela empresa responsável pela administração do serviço aponta que, somente entre março de 2023 e abril deste ano, foram registradas 165 ocorrências que resultaram no roubo de 2.199 forros.

Imagens cedidas ao R7 mostram como os bancos ficaram após os atos de vandalismo. Os estofados eram compostos por policarbonato, uma espécie de plástico que possui alto valor de comercialização.

Nas redes sociais, passageiros reclamam das condições em que precisavam viajar. Além da falta de conforto, os usuários comentam que os bancos sem forros acumulam sujeira.

Publicidade

Em setembro do ano passado, imagens do circuito interno de uma composição flagraram o momento em que um suspeito usava uma faca para retirar o material. Durante a ação, ao menos 11 estofados foram arrancados.

Durante a ação, ao menos 11 estofados foram furtados Divulgação/SuperVia

Além da troca do policarbonato por acrílico, a SuperVia lançou uma campanha de conscientização nas redes sociais. Passageiros que presenciarem o crime podem fazer uma denúncia anônima por meio de um QR code divulgado nos vagões e nas plataformas.

*Sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.