Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Após previsão de chuva forte no Rio, instituições alteram funcionamento

Temporal que deve atingir município, a partir da madrugada de quarta (13), colocou escolas, faculdades, concessionárias e órgãos de saúde em atenção

Rio de Janeiro|Lucas França, do R7*

Na semana passada, chuva provocou estragos
Na semana passada, chuva provocou estragos

A previsão de forte chuva para o Rio de Janeiro a partir de quarta-feira (13) levou diversas instituições a alterarem o funcionamento por medida de prevenção.

No final da noite de terça (12), a prefeitura e o governo do Estado decidiram suspender as aulasnas redes de ensinoem razão do temporal.

Há uma semana, uma chuva forte provocou a morte de sete pessoas, além de estragos ao município do Rio.

Veja como os órgãos públicos e instituições estão se preparando para minimizar os efeitos do temporal: 


Comlurb

O órgão responsável pela coleta de lixo no Rio de Janeiro disse que a coleta domiciliar não será paralisada alertou, mas pediu que a população evite colocar o lixo nas ruas. O ideal é que a passagem do caminhão coletor seja aguardada, para que os resíduos não sejam levados pelas águas. 


Light

A concessionária Light, responsável pela distribuição de energia elétrica no município do Rio, disse que reforçou seu plano de contingência operacional para a chuva anunciada e já mobilizou seus 2 mil profissionais para ficarem de plantão, uma vez que o temporal (com chuva e ventos fortes) foi antecipado de quinta para quarta-feira, segundo informações da Prefeitura.


Ferj

Já a Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) informou que a semifinal entre Vasco x Resende, válida pela Taça Guanabara, está mantida para quarta-feira (13), no Maracanã, às 21h30.

No entanto, as vendas de ingressos restantes estão suspensas e foi recomendado aos torcedores que, ao se sentirem inseguros com a chuva, não devem sair de casa. O Vasco vai divulgar uma forma de ressarcimento.

Secretaria Municipal de Saúde

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) informou que não há alteração prevista no funcionamento das unidades da cidade, mas que as “equipes de prontidão e situações pontuais podem determinar suspensão parcial ou total do atendimento”.

Supervia

A SuperVia, responsável pelo serviço de trens na cidade, disse em nota que possui um "permanente plano de contingência", que prevê ações em diferentes situações de crise. De acordo com a concessionária, ela possui um Centro de Controle Operacional que reúne informações de todas as áreas e envia equipes especializadas de segurança e manutenção, "de acordo com a demanda de cada ocorrência". 

A concessionária ainda informou que interrompe o tráfego sempre que há risco aos funcionários ou aos passageiros e as alterações de funcionamento são publicadas pelos canais de comunicação da empresa na internet e nas estações.

Leia também

Rio Ônibus

O Rio Ônibus disse que equipes técnicas da concessionária estão em contato permanente com o COR (Centro de Operações da Prefeitura) para monitorar a situação da cidade e fazer as alterações necessárias em virtude das chuvas.

Ainda foi informado por meio de nota que “as informações sobre itinerários alterados ou eventuais alterações na operação serão divulgadas pelas redes sociais do Rio Ônibus”.

Lamsa

A Lamsa, concessionária responsável pela linha Amarela, terá um esquema especial de funcionamento com veículos de apoio mecânico e duas ambulâncias, bombas para desentupimento de ralos e mensagens exibidas nos painéis instalados ao longo da via.

Os trabalhos preventivos foram iniciados na manhã desta terça-feira (12), com vistorias de árvores que estão na margem da pista e outros objetos que possam ser levados pela água para a rodovia.

Veja:Previsão de temporal deixa Rio em estágio de atenção

*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.