Após seis meses, reversível da linha Amarela é reativada nesta terça (8)
Suspensa por conta da pandemia do novo coronavírus, faixa exclusiva para a Ilha do Fundão, na zona norte do Rio, volta operar das 6h às 9h
Rio de Janeiro|Ana Beatriz Araújo, do R7*
Após seis meses suspensa por conta da pandemia da covid-19, a pista reversível da linha Amarela foi reativada nesta terça-feira (8). A faixa é exclusiva para os veículos com destino à Ilha do Fundão, na zona norte do Rio.
A medida foi tomada pela CET-Rio (Companhia de Engenharia de Tráfego do RJ) em função da retomada das atividades na cidade e, consequentemente, do aumento do número de carros circulando, principalmente entre a Barra da Tijuca e o Fundão, conforme registros da concessinária que adminstra a linha Amarela. A via vai funcionar nos dias úteis, das 6h às 9h.
Rio faz apelo para população respeitar regras de flexibilização
Além dessa, a reversível do Elevado das Bandeiras que conecta as zonas sul e oeste do Rio já estava em funcionamento desde o dia 22 de julho. As demais permanecem suspensas, pois não atingiram os parâmetros técnicos para a reativação.
Para determinar quais reversíveis poderão voltar a funcionar, a CET-Rio as dividiu em dois grupos. O primeiro são as vias que não têm cruzamento, acessos de garagem ou grande fluxo de pedestres e podem ser reabertas de forma imediata caso aumente o volume de tráfego. Entre elas estão:
- Av. Presidente Castelo Branco ( Radial Oeste) - 6h30 às 10h
- Rua Professor Manuel de Abreu - 6h30 às 10h
- Rua Teixeira Soares (Praça da Bandeira) - 16h30 às 19h30
- Rua Jardim Botânico - 17h às 20h
Já o segundo grupo são as reversíveis em vias com grande quantidade de cruzamento, garagens ou travessias de pedestres. Elas serão reativadas na segunda-feira subsequente após a confirmação dos indicadores de volume de tráfego. São elas:
- Av. Dom Helder Câmara - 6h às 10h
- Av. Prefeito Mendes de Morais - 6h30 às 10h
- Av. Niemeyer - 6h30 às 10h30
- Av. Lucio Costa (Barra/Recreio) - 6h30 às 10h
- Rua Visconde de Niterói - 6h30 às 10h
- Orla da Zona Sul - 7h às 10h
- Rua Humaitá - 17h às 19h
*Estagiária do R7, sob supervisão de Ingrid Alfaya