Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Assembleia do RJ discute cassação de presos na ‘Furna da Onça’

Deputados estaduais do Rio foram detidos durante operação que investiga um “mensalinho” com prêmios entre R$ 30 mil a R$ 900 mil

Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*

Conselho se reunirá nesta tarde para debater processo
Conselho se reunirá nesta tarde para debater processo

O Conselho de Ética da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) fará uma reunião, na tarde desta sexta-feira (23), para discutir a cassação do mandato de dez deputados estaduais presos pela Polícia Federal na Operação Furna da Onça, no início de novembro.

Presidido pelo deputado André Lanzaroni (MDB), o Conselho de Ética analisará o processo protocolado pelo Psol. O partido pede que, em caso de constatação da prática ilegal dos dez deputados citados e presos preventivamente durante a Operação Furna da Onça, sejam punidos com a perda de seus mandatos.

Leia também

Os envolvidos são André Corrêa (DEM), Chiquinho da Mangueira (PSC), Coronel Jairo (SD), Luiz Martins (PDT), Marcos Abrahão (Avante), Marcos Vinícius (PTB), Marcelo Simão (PP), Paulo Melo (MDB), Edson Albertassi (MDB) e Jorge Picciani (MDB).

Albertassi, Melo e Picciani foram presos em novembro de 2017 durante a Operação Cadeia Velha. Entretanto, no dia seguinte, 39 deputados da Alerj votaram a favor da liberdade dos três deputados, incluindo Picciani, presidente da Casa na época.


Leia também: operador de Cabral sai da cadeia para prisão domiciliar

Três dias após a decisão da Alerj, o TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região – ES e RJ) determinou o restabelecimento da prisão do trio preso na Cadeia Velha.


Um ano após a primeira prisão, os três deputados continuam com seus mandatos e são representados por suplentes.

*Estagiário do R7, sob supervisão de Marcos Sérgio Silva

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.