Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Avenida Niemeyer é fechada pela prefeitura após decisão judicial

MP-RJ obteve na Justiça ordem de fechamento da via por risco de deslizamento de terra; Linha Amarela e Grajaú-Jacarepaguá são alternativas

Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7

Há duas semanas via foi interditada por causa da chuva
Há duas semanas via foi interditada por causa da chuva Há duas semanas via foi interditada por causa da chuva

O COR (Centro de Operações Rio) interditou, na tarde desta terça-feira (28), a avenida Niemeyer. A ação ocorre após uma decisão judicial que determinou o fechamento da via devido a possibilidade de deslizamentos de terra no local.

'Não desejo essa dor para ninguém', diz pai de jovem morta por ex

Segundo o COR, com o fechamento, a CET-Rio e a Guarda Municipal vão reforçar a operação nos principais corredores de tráfego da região, especialmente na rua Mário Ribeiro e na avenida Borges de Medeiros, que podem sofrer impactos diretos.

Bairros como Leblon, Ipanema, Lagoa, Gávea, Jardim Botânico e São Conrado devem sofrer impacto no trânsito, e também há possiblidade de reflexos no trânsito na saída da Barra da Tijuca, pela avenida Armando Lombardi.

Publicidade

O COR recomenda que os motoristas usem como rotas alternativas entre a zona sul, centro e Barra da Tijuca a Linha Amarela ou a Grajaú-Jacarepaguá.

A decisão

Publicidade

A decisão foi obtida pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) por meio da 2º Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Ordem Urbanística da Capital. De acordo com a juíza Mirela Erbisti, titular da 3ª Vara de Fazenda Pública, a necessidade de fechar a via se dá porque “tragédia não tem data marcada para acontecer”. A decisão diz ainda que “o fechamento incontinenti da Avenida Niemeyer é medida imperiosa até que sejam tomadas medidas capazes de garantir a segurança dos cidadãos que ali residem ou por ali transitam”.

De acordo com o documento, emitido na segunda-feira (27), a via deveria ser interditada nos dois sentidos de circulação de veículos, preservando apenas os acessos controlados de moradores locais e pessoas autorizadas por eles. O fechamento deve ser mantido até que um laudo pericial conclusivo realizado por um perito do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) verifique a segurança da via.

Em nota enviada à Record TV Rio, a prefeitura informou que vai recorrer da decisão, já que laudos técnicos do município confirmam a ausência de riscos na via.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.