Rio de Janeiro Baleia é encontrada morta na praia de Copacabana, zona sul do Rio

Baleia é encontrada morta na praia de Copacabana, zona sul do Rio

O Corpo de Bombeiros confirmou que recebeu uma solicitação do animal boiando na altura do posto 5 e aguarda a chegada de órgãos ambientais

  • Rio de Janeiro | Raíza Chaves , do R7, com André Tal, da Record TV*

Uma baleia foi encontrada morta nesta quarta-feira (16), na orla de Copacabana, zona sul do Rio. O Corpo de Bombeiros confirmou que recebeu uma solicitação de um animal boiando na altura do posto 5, na zona sul. Pessoas que passavam pela praia filmaram o corpo da baleia.

A reportagem do R7 entrou em contato com a Marinha para buscar mais informações sobre o que pode ter provocado a morte da baleia, mas ainda não obteve resposta.

Em nota, a Comlurb informou que uma equipe, formada por dez garis e três encarregados, trabalhou na retirada de uma carcaça de baleia. O serviço é feito com o apoio de uma pá mecânica, dois tratores e um caminhão basculante. Uma equipe do Laboratório de Maqua (Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores), da Faculdade de Oceanografia da UERJ, vai ao local colher material antes da carcaça ser levada ao CTR-Rio (Centro de Tratamento de Resíduos), em Seropédica.

O Inea (Instituto Estadual do Ambiente), órgão ligado à Seas (Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade), informou que as praias da orla da zona sul do Rio não estão dentro de Unidade de Conservação administrada pelo órgão ambiental estadual, ou seja, não cabe o recolhimento ou estudo de animais marinhos encontrados mortos. 

Diversas pessoas flagraram o animal morto preso na areia

Diversas pessoas flagraram o animal morto preso na areia

Reprodução

*Sob supervisão de Paulo Guilherme

Últimas