Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Baleia é encontrada morta na praia de São Conrado, na zona sul do Rio

Comlurb localizou animal e acionou o Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Faculdade de Oceonagrafia da Uerj

Rio de Janeiro|Rafael Nascimento, do R7 *

Laboratório de Oceanografia da Uerj vai recolher material para pesquisa
Laboratório de Oceanografia da Uerj vai recolher material para pesquisa Laboratório de Oceanografia da Uerj vai recolher material para pesquisa

Uma baleia foi encontrada morta na praia de São Conrado, na zona sul do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira (18). Apenas banhistas estavam no local no momento que o animal foi localizado.

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) informou que encontrou a baleia, que já estava morta, e acionou a Maqua (Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores) da Faculdade de Oceonagrafia da Uerj (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), que irá retirar material para análise, antes da companhia fazer o recolhimento do corpo.

De acordo com o pesquisador Rafael Carvalho, do Maqua, a baleia é do tipo jubarte, tem cerca de 8,7m e tem, no máximo, dois anos de idade. O pesquisador afirmou ainda que é comum, nessa época do ano, vermos baleias encalhadas pela costa do Rio de Janeiro porque é período de migração para reprodução.

"Nessa época é comum ver essas baleias passando pela nossa costa. Elas saem de águas mais geladas do Atlântico Sul, onde ficam as principais áreas de alimentação. Elas têm o propósito de migrar e alcançar principalmente as águas ao Norte do Espírito Santo e Sul da Bahia, onde fica a principal área de reprodução e elas realizam essa migração com essa finalidade (de reprodução). Ocorre de maio a novembro, geralmente", explicou.

Leia também

*Estagiário do R7 sob supervisão de PH Rosa

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.