BRT Rio tem paralisação gerada por greve contra o parcelamento do 13º
Movimento causou desentendimento entre funcionários e passageiros que utilizam os ônibus; algumas linhas de tiveram superlotação
Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*
Os corredores da Transoeste, Transcarioca e Transolímpica do BRT Rio tiveram os serviços paralisados nesta segunda-feira (30) devido ao protesto dos funcionários contra o parcelamento do pagamento do 13º salário.
De acordo com o consórcio que administra o serviço, o movimento causou irregularidades nos intervalos, o que impediu a operação em todo o sistema.
A greve causou desentendimento entre funcionários e passageiros. A paralisação também gerou superlotação em algumas linhas de ônibus que circulam pela cidade.
O sindicato dos empregadores negocia com o sindicato dos rodoviários sobre a necessidade do parcelamento. Caso a divisão do pagamento não fosse tomada, haveria o risco de os serviços serem interrompido definitivamente, segundo afirma o consórcio.
Ainda segundo o BRT Rio, nesta segunda foi pago 20% do 13º salário. Uma assembleia geral extraordinária com a categoria será realizada na quarta-feira (2), para discutir a questão.
Por volta das 15h à Prefeitura do Rio informou que o município entrou em estágio de mobilização devido a paralização e, também, por conta da previsão de pancadas de chuva moderada prevista para a tarde e para a noite.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Odair Braz Jr.