Cariocas criam grupo de mensagens para saber localização de ônibus
Passageiros da linha 693 (Alvorada x Méier) conversam entre si e com os motoristas para avisar em ponto em que ônibus está e se há lugares vazios
Rio de Janeiro|Lucas Ferreira, do R7*
O povo do Rio de Janeiro sempre foi conhecido pela sua malandragem e forma única de levar a vida. Para aliar a tecnologia a estas qualidades, passageiros do ônibus 693 (Alvorada x Méier) criaram um grupo em um aplicativo de mensagens para saber onde o ônibus está.
Cão que invadiu trilhos do MetrôRio é adotado por agente da empresa
Funciona da seguinte forma: os passageiros vão sendo adicionados um por um, conforme o assunto surge em um dos coletivos da linha. A partir daí, cada membro desta “sociedade secreta”, como vem sendo chamada na internet, tem a responsabilidade de informar às pessoas por onde o ônibus está passando.
O grupo fez sucesso na internet quando sua história foi divulgada em uma rede social, na última terça-feira (28). “É uma sociedade secreta. O convite chega quando eles acham que você está pronto”, brinca um dos internautas.
Lourrane Ribeiro, uma das integrantes do grupo do 693, explicou como foi adicionada. "Um menino disse que o ônibus estava chegando e eu perguntei como ele sabia. Ele respondeu que estava em um grupo, mas eu não sabia que grupo era esse".
De acordo com Lourrane, apenas a linha 693 tem três grupos, com cerca de 200 pessoas cada. Segundo a estudante, há uma fila de espera de passageiros graças a funcionalidade da ferramenta.
"[O grupo] é essencial para quem está atrasado, para quem acha que perdeu o ônibus. Se eu estou no ônibus, eu vou falando ponto por ponto onde está."
Nos comentários da publicação original, surgiram capturas de tela que mostram que outras linhas de ônibus cariocas, como o 338 (Candelária x Taquara) também possuem um grupo para chamar de seu.
Leia também
“Perguntando se o ônibus que eu pego também tem grupo em aplicativos de mensagem. Como assim ninguém me adicionou?”, questionou Felipe Fagundes, responsável por tornar o grupo da linha 693 famoso nas redes sociais.
“Sempre sabe quando o ônibus está para passar e se tem lugar para sentar. As pessoas são engajadíssimas nos avisos”, contou Felipe.
Festas
Se o grupo em aplicativo de mensagem é uma novidade no Rio de Janeiro, as festas nos ônibus nem tanto. Quem mora na cidade e usa o transporte público com frequência deve ter encontrado alguma comemoração, seja o aniversário do motorista ou datas especiais, como o Natal.
Em alguns casos, os próprios motoristas das linhas decidem agradar seus passageiros. Foi o caso de Carlos, que decorou todo seu ônibus em comemoração ao dia das mães.
O motorista entregou para todas as mães que entravam no coletivo presentes, além de receber todos os passageiros com um tapete vermelho repleto de pétalas de rosas.
*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa