Carnaval: Secretário diz que blocos não irão desfilar, mas que "pessoas não estão proibidas de sair às ruas"
Prefeitura divulgou esquema operacional do evento; interdições começam na terça (19), com a movimentação de carros alegóricos
Rio de Janeiro|Victor Tozo, do R7*
A Prefeitura do Rio divulgou nesta quinta-feira (14) o esquema operacional para o Carnaval 2022. As alterações no trânsito no centro serão implantadas a partir de terça-feira (19).
Em meio à pandemia de Covid-19, o evento será restrito aos desfiles das escolas de samba na Marquês de Sapucaí e na Intendente Magalhães, na zona norte, além das atrações do Terreirão do Samba. Para acessar os locais dos desfiles, será necessário apresentar o passaporte de vacinação.
Já o carnaval de rua foi cancelado em janeiro. Em coletiva realizada nesta quinta, o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale, agradeceu aos blocos tradicionais que cancelaram os desfiles e ressaltou que as festividades precisariam de maior preparo.
"Desfiles de blocos exigem planejamento. Hoje, a vacina permite um carnaval diferente, mas isso não impacta na estrutura que a prefeitura precisa montar para fazer com que os desfiles tenham tranquilidade e segurança", declarou.
Carnevale afirmou, ainda, que a Ordem Pública irá agir para o funcionamento da cidade, garantindo a fluidez do trânsito e evitando tumultos. No entanto, ressaltou que "as pessoas não estão proibidas de sair às ruas."
Programação
Sambódromo: seis dias de desfiles. Na quarta (20) e na quinta (21), serão realizados os desfiles da Série Ouro. Já na sexta (22) e no sábado (23), acontecem as apresentações das escolas do Grupo Especial. No domingo (24), será a vez dos desfiles das crianças. A apuração acontecerá na terça-feira (26), na Apoteose. No sábado (30), as seis escolas mais bem colocadas do Grupo Especial voltam a desfilar.
Na madrugada de segunda (18) para terça-feira (19), já serão iniciados os deslocamentos dos carros alegóricos de duas agremiações (Acadêmicos do Cubando e Unidos da Ponte), que estão no Caju e na avenida Brasil com destino à Cidade do Samba, a partir das 23h.
Intendente Magalhães: seis dias de desfiles dos grupos de acesso do Carnaval 2022. De quarta (20) a sexta (22), o evento tem as apresentações das agremiações da Federação de Blocos, Grupo de Avaliação e Série Bronze. No fim de semana seguinte, desfilam na sexta (29) e no sábado (30) as escolas da Série Prata e, no domingo (1º), dos Grupos de Acesso B e C.
Transportes
A população deve ficar atenta às alterações do trânsito, e a recomendação é verificar as rotas antes dos deslocamentos. Para quem vai assisitir aos desfiles, a orientação é usar o transporte público.
Ônibus
- Entorno da Região Central:
Todas as linhas de ônibus das zonas norte e oeste para o centro e zona sul farão desvio pelo Rio Comprido.
As linhas provenientes da zona sul vão circular pela pista lateral da avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
- Intendente Magalhães:
Linhas procedentes da Rua Domingos Lopes, com destino a Vila Valqueire, seguirão por rota alternativa.
Linhas procedentes da Estrada Intendente Magalhães com destino ao Largo de Campinho seguirão por rota alternativa.
Trem
- 21/04 (quinta-feira) - Grade regular de domingo.
- Serão disponibilizados trens extras nas madrugadas para que o público presente nos desfiles das escolas de samba possa retornar para casa.
VLT
As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca estarão em funcionamento normal durante o período dos desfiles de Carnaval. Os trechos manterão circulação das 6h à meia-noite entre quinta (21) e domingo (24) com intervalos de 10 a 20 minutos.
BRT
- Esquema operacional do BRT do dia 20 ao dia 24/04: 21/04 (quinta-feira) – Seguirá esquema de operação normal dos sábados.
Quem for se deslocar para os desfiles da Intendente Magalhães deve saltar na estação Campinho.
Metrô
- Serviço sem interrupção a partir das 5h do dia 20/04 (quarta-feira) até 23h do dia 24/04
(domingo);
- No domingo, 24/04, todas as estações fecham às 23h exceto as estações Praça Onze e
Central que ficarão abertas até meia-noite para embarque. As demais estações funcionarão
apenas para desembarque;
- A estação Cidade Nova será fechada nos dias 21, 23 e 24 (quinta, sábado e domingo), por
conta da transferência entre as linhas que será feita na estação Estácio. Todas as demais
estações ficarão abertas durante o carnaval;
- Durante o desfile das campeãs, o serviço será sem interrupção a partir das 5h do dia 30/04 (sábado) até 23h do dia 01/05 (domingo).
Estações indicadas para acesso à Sapucaí:
- Setores pares: Praça Onze
- Setores ímpares e Terreirão do Samba: Central
*Estagiário do R7, sob supervisão de Bruna Oliveira