Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Caso João Pedro: Witzel diz que ação que terminou em morte era da PF 

Governador do RJ alegou que a Polícia Civil deu apoio à operação, no Complexo do Salgueiro, e não comentou a responsabilidade do Estado

Rio de Janeiro|Do R7

Witzel pediu ação da PF nas fronteiras para combate do tráfico
Witzel pediu ação da PF nas fronteiras para combate do tráfico Witzel pediu ação da PF nas fronteiras para combate do tráfico

O governador Wilson Witzel disse, nesta terça-feira (19), que a operação policial que terminou com a morte do menino João Pedro Mattos Pinto, de 14 anos, se tratou de uma ação da Polícia Federal, apesar de ter contado com o apoio da Polícia Civil.

Em entrevista coletiva, na qual apresentou o novo secretário de Saúde, Witzel se solidarizou com a família da vítima, mas não comentou a responsabilidade do Estado na ação.

Ao falar sobre o caso, o governador criticou "o aparelhamento ideológico da instituição", com sinais de interferência política, e pediu que os delegados lutem para fazer o trabalho de combate do tráfico de armas, drogas e lavagem de dinheiro nas fronteiras.

"Não é combatendo dentro das favelas, gerando mais guerra, que vamos resolver o problema do tráfico". E acrescentou: "Se não tiver nem arma, nem droga aqui dentro, certamente, vai reduzir muito o nosso trabalho e vamos parar de enxugar gelo", declarou.

Publicidade

Mais cedo, o pai de João Pedro Mattos Pinto cobrou explicações do governador após o menino ter sido baleado dentro de casa e socorrido em um helicóptero da Polícia Civil.

Depois que o adolescente foi levado pelos agentes, a família ficou por horas sem informações sobre o paradeiro dele, conseguindo somente localizar o corpo do jovem no IML (Instituto Médico Legal) de São Gonçalo.

Publicidade

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí investiga o caso. De acordo com as autoridades, a ação visava a cumprir dois mandados de busca e apreensão contra lideranças de uma facção criminosa.

A Polícia Federal disse que acompanhará e prestará todas as informações e apoio necessário à elucidação dos fatos.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.