Cinco pessoas são presas e 800 kg de drogas apreendidas na Vila Cruzeiro
Bope e Batalhão de Choque fazem operação na região. Moradores da comunidade denunciam abusos da polícia
Rio de Janeiro|Rayssa Motta, do R7*
Cinco pessoas foram presas na operação deflagrada pela Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (19), na Vila Cruzeiro, comunidade da zona norte do Rio de Janeiro.
Além das prisões, cerca de 800 quilos de drogas, 3.200 frascos de lança-perfume, munições, quatro rádios comunicadores e um carro foram apreendidos.
Leia também
Os moradores da região amanheceram ao som de tiros. A página OTT-RJ (Onde Tem Tiroteio) registrou os primeiros disparos às 5h25.
Equipes do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e do BPChq (Batalhão de Polícia de Choque), que compõem o esquadrão de elite da corporação, ainda estão nas ruas do bairro. Tratores e retroescavadeiras são usados para a remoção de barricadas construídas pelo crime organizado para impedir a circulação de policiais na favela.
Em nota, direção do Hospital Estadual Getúlio Vargas informou que duas pessoas que ficaram baleadas durante a operação foram socorridas à unidade e apresentam estado de saúde estável.
Aulas canceladas
Algumas escolas da comunidade teriam cancelado o dia letivo para não colocar crianças e profissionais em risco. No entanto, a Secretaria Municipal de Educação não confirmou a informação. De acordo com a pasta, o cancelamento de aulas não pode ser divulgado à imprensa.
Abusos da polícia
Ao longo da manhã, relatos de moradores denunciando abusos dos policiais envolvidos na operação começaram a ser divulgados pela página "Vila Cruzeiro - RJ". Entre as denúncias estão invasões de casas, ameaças e até roubo.
"Os policias entraram na minha casa, arrombaram o cadeado e roubaram todo dinheiro do meu esposo que estava na bolsa de trabalho dele", contou uma moradora.
"Eles mandaram eu parar de rodar que seu continuasse eles me mandariam rodar no inferno", escreveu um mototaxista.
A página publicou um vídeo que mostra os estragos supostamente causados por policiais militares em uma casa da comunidade. Assista:
Procurada pelo R7 para comentar as denúncias, a Polícia Militar não respondeu até o fechamento desta matéria. O espaço está aberto para manifestação.
Vídeo: Após denúncias de moradores, MP investiga 13 mortes em operação da PM no Fallet
Ônibus incendiado
Um ônibus foi incendiado na rua José Maurício, próximo à estação de trem da Penha. O coletivo fazia o trajeto Piabetá x Penha. Em nota, a Rio Ônibus repudiou o ataque.
*Estagiária do R7, sob supervisão de PH Rosa