Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Com 100 agentes mortos em 2017, "a polícia caminha para um colapso", diz especialista

Mais da metade dos policiais foram mortos durante a folga

Rio de Janeiro|PH Rosa, do R7

Policial militar em operação na Mangueira; inscrição em muro compara favela à Síria
Policial militar em operação na Mangueira; inscrição em muro compara favela à Síria Policial militar em operação na Mangueira; inscrição em muro compara favela à Síria

Policiais militares têm se tornado alvos frequentes da violência que eles trabalham para combater no Rio de Janeiro. Neste sábado (26), com a morte do sagento Fábio José Cavalcante e Sá, o Estado chegou ao número de 100 agentes mortos em oito meses. Segundo a Polícia Militar, desse total, 21 foram assassinados em serviço e 20 eram reformados ou da reserva. Mais da metade foi morta na folga, assim como Fábio.

Desde o primeiro dia de 2017, a população acompanhou o aumento deste número. Só nas duas primeiras semanas, dez foram assassinados em todo o Estado.

Para Paulo Storani, analista de segurança pública, antropólogo e capitão veterano do Bope (Batalhão de Operações Especias), o grande número de policiais mortos em folga é porque criminosos já partem do pressuposto de que as vítimas são policiais.

— Chegamos onde chegamos por causa do nível de violência que experimentamos em janeiro, especificamente no Rio de Janeiro, que tem uma criminalidade mais audaciosa e que resolveu eliminar os únicos atores que poderiam impedir seu avanço contra o cidadão de bem, que são os policiais.

Publicidade

O antropólogo diz acreditar que a instituição está prestes a entrar em colapso, por fatores como a crise no Estado, que atrasa o pagamento do 13º salário de 2016, os benefícios e horas extras, além das condições e sobrecarga de trabalho.

— A polícia caminha para um colapso. O policial está sobrecarregado, a Polícia Militar é uma instituição adoecida. Dos 45 mil homens, muitos estão afastados por problemas relacionados ao trabalho policial, por problemas físicos e também problemas psicológicos.

Publicidade

Planos interrompidos

Lucília estava grávida quando Thiago Lance foi assassinado
Lucília estava grávida quando Thiago Lance foi assassinado Lucília estava grávida quando Thiago Lance foi assassinado

Thiago de Oliveira Lance era lotado na UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) Camarista Méier, na zona norte do Rio. No ano passado, descobriu que a mulher Lucília Rincon Lance, de 29 anos, estava esperando um filho, vivia emocionado com a gravidez.

Publicidade

— Thiago virou uma criança. Thiago chorava, beijava minha barriga todos os dias. O sonho dele era ver essa criança. Ele chorava de soluçar nas ultrassonografias. Mas infelizmente tiraram dele o prazer de conhecer o filho — diz Lucília.

No dia 23 de fevereiro, o policial chegava na casa de sua mãe, em Cordovil, zona norte do Rio, quando reagiu a um assalto e foi assassinado. Segundo a viúva, o policial de 32 havia deixado o batalhão uma hora antes do crime.

Quando a morte aconteceu, a empresária estava no oitavo mês de gestação, e a expectativa para a chegada de Teo era grande. Hoje, a criança tem quatro meses. O nome, foi escolhido pelo marido, que decidiu após ver o significado na internet.

—Eu queria Guilherme, e aí ele viu na internet que Teo significava Deus. E aí ficou Teo.

Lucília disse que nunca quis ser mãe solteira e que sente falta do companheiro na criação do filho. Segundo ela, Thiago sempre foi parceiro e a acompanhava em tudo.

— Tem sido uma missão muito difícil. Eu sinto muita falta dele, principalmente agora, com um bebê recém-nascido. Olhar pro Teo e pensar: "meu Deus, como meu marido queria viver isso". Mas ao mesmo tempo, eu não sei o que seria de mim sem o Teo.

Com dez anos de corporação, o agente pensava em deixar a polícia. O desejo se intensificou quando os salários começaram a atrasar e a situação começou a ficar precária. Lucília diz também que o marido nunca sabia se voltaria pra casa e reclamava que chegava para trabalhar e não tinha arma, tendo às vezes precisava usar armamento próprio.

— Um dia antes de ele morrer, no dia 22, nós tínhamos ido a uma faculdade aqui no Rio para ele se inscrever no curso de direito. Como minha família vem desse ramo, ele contava com o apoio do meu pai para um dia poder sair da PM.

Burocracia

Segundo a empresária, todas as despesas e procedimentos para o funeral e enterro foram arcados pela Polícia Militar. Mas a viúva ainda não pôde dar entrada no pedido de pensão porque eles não eram casados no papel, apenas moravam juntos. Em setembro, ela vai passar por uma audiência para reconhecimento do casamento deles. Só com a união reconhecida judicialmente, Lucília vai poder dar entrada na pensão e também registrar o filho no nome de Thiago.

— Eu não pude registrar meu filho no nome do Thiago por causa dessa burocracia absurda que a gente enfrenta. Como ele não está mais entre nós, não pode registrar. E eu estou brigando na Justiça pelo registro através da minha sogra e do meu sogro que reconhecem ele como filho do Thiago também.

Linha de frente

Para Lucília, os policiais do Rio são usados como "escudo", por estarem na linha de frente, e chama de "triste" a situação do Estado.

— Atrás do policial, atrás daquela farda, tem uma família. Tem eu, tem minha sofra, tem meu filho que nasceu sem pai. Eles [o Estado] não estão nem aí. Na verdade, os policiais hoje em dia servem de escudo pro Estado. Se morrer, ah, é policial, menos um. O Estado não está nem aí para o policial. Não está nem aí pros servidores em geral.

Segundo Storani, o nível de violência enfrentada pelos policiais em 2017 está quase ultrapassando os níveis da década de 90, quando ele atuava no Bope e afirma que foi um dos períodos mais violentos no Estado.

— Nós experimentamos algo semelhante ao que estamos vivendo hoje, mas hoje nós temos uma tendência que esse cenário ultrapasse aquele momento.

Na visão dele, a solução para diminuir essa violência é com um enfrentamento maior da Polícia Militar, que seria uma alternativa de curto prazo.

— Ação policial, nesse tipo de enfrentamento, significa a gente agregar ainda mais violência ao cenário. Mas é a única condição de conter esse avanço criminoso. Enquanto a polícia estiver atuando, podemos ter certeza de que o criminoso está deixando de atuar, porque ele não vai deixar de ser criminoso por qualquer outra medida.

E mesmo com essa medida proposta, Storani não descarta o possível colapso da corporação e faz uma reflexão.

— Quando colapsar, a pergunta que fica é quem vai proteger essas pessoas de bem em relação a nossa criminalidade? Essa é a preocupação que temos que ter como cidadãos.

Outro lado

Em nota, a Polícia Militar informou que colocou em prática o Programa de Qualificação e Aperfeiçoamento Profissional (QAP), desenvolvido pela Coordenadoria de Assuntos Estratégicos (CAEs). O policial passa por um processo de reciclagem profissional, melhorando sua capacidade operacional e reavaliando suas condições físicas e psicológicas.

A corporação também informou que "a Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP) tem realizado cursos voltados para o policiamento ostensivo e polícia de proximidade, como o Estágio de Aplicações Táticas (EAT) e o Estágio de Políticas Policiais Integradas (EPPI), que capacitaram mais de mil policiais militares de UPP no primeiro semestre de 2017. Os treinamentos envolveram o aperfeiçoamento do uso de tecnologias não letais, tiro, técnicas de abordagem de pessoas e condução de viaturas, técnicas de autoproteção e patrulhamento, comunicação não-violenta, produção de dados de inteligência e gerenciamento de risco".

Entretanto, a PM diz que além da reciclagem técnica e psicológica, "só iremos reverter esse quadro, com a revisão do código penal, uma repressão efetiva ao tráfico de armas e, sobretudo, mais investimento em segurança pública e em políticas sociais".

Veja o mapa interativo e a lista completa dos PMs mortos no Rio de Janeiro em 2017:

1. 01 de janeiro de 2017

PM André William Barbosa De Oliveira (32 Anos) - Guadalupe (zona norte, Rio)

Corpo encontrado com marcas de tiros encontrados em um carro abandonado.

2. 02 de janeiro De 2017

PM Cabo Cleiton William Santos De Freitas - Xerém (Caxias, Baixada Fluminense)

Teve O Carro alvejado por tiros.

3. 02 de janeiro de 2017

PM Reformado Sargento Francisco Assis De Aguiar - Guapimirim (Baixada Fluminense)

Assassinado em tentativa de assalto no banco que trabalhava.

4. 02 de janeiro de 2017

PM Soldado Antônio Carlos Paiva Nunes (34 anos) - Manguinhos (zona norte)

Atingido na cabeça em confronto com traficantes no dia 1° de janeiro.

5. 04 de janeiro de 2017

PM soldado Jeferson Cruz (37 anos) - Tijuca (zona norte)

Reagiu ao assalto de uma joalheria no shopping e levou 7 tiros.

6. 05 de janeiro de 2017

PM soldado Marcelo Abdalla Neder (34 anos) - Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

O PM foi morto ao reagir uma tentativa de assalto.

7. 07 de janeiro de 2017

PM Reformado Subtenente Cassio Ferreira - Santa Cruz (zona oeste)

Teve o corpo carbonizado encontrado em carro queimado.

8. 11 de janeiro de 2017

PM Daniel Cavalcante Da Silva (26 anos) - Senador Camará (zona oeste)

Corpo carbonizado encontrado em um carro. Era lotado na UPP Tabajaras.

9. 12 de janeiro de 2017

PM soldado Sandro Mendes Lyra - Manguinhos (zona norte)

Morto na favela do Mandela, Manguinhos, atingido na cabeça em confronto com traficantes.

10. 14 de janeiro de 2017

PM 2o sgt Fábio Magalhães Teixeira (44 anos) - Vila Kennedy (zona oeste)

Morto durante uma operação policial na Vila Kennedy

11. 15 de janeiro de 2017

PM Sargento Cristiano Anunciação Macedo (40 anos) - São João de Meriti (Baixada Fluminense)

Morto ao tentar apartar briga.

12. 18 de janeiro de 2017

PM Cabo Cosme Rodrigues De Souza Júnior (32 anos) - Guadalupe (zona norte)

Morto no shopping Jardim Guadalupe, era segurança de joalheria que foi assaltada e levou um tiro na cabeça.

13. 19 de janeiro de 2017

PM Subtenente João Máximo Guimarães Rodrigues - Japeri (Baixada Fluminense)

Reagiu a assalto, foi baleado e morreu.

14. 22 de janeiro de 2017

PM reformado Sargento Amauri Panema - Ramos (Zona Norte)

Reagiu a um assalto no próprio bar.

15. 26 de janeiro de 2017

PM Sargento Renato Alves Da Conceição (39 anos) - Gardênia Azul (Zona Oeste)

O PM foi encontrado morto com marcas de tiro dentro de um carro.

16. 27 de janeiro de 2017

PM Roque Medeiros Fonseca Junior (34 anos) - Piabetá, Magé (Baixada Fluminense)

Morto a tiros ao reagir a assalto em uma loja.

17. 27 de janeiro de 2017

PM Artur Fernando Riberio Moura (47 anos) - Copacabana (Zona Sul)

Artur foi surpreendido por criminosos em uma moto quando saía de um banco.

18. 29 de janeiro de 2017

PM Soldado Douglas De Jesus (28 anos) - Brás de Pina (Zona Norte)

O PM, que era lotado no batalhão de queimados, cometeu suicídio.

19. 30 de janeiro de 2017

PM Subtenente Evaldo Da Silva (37 Anos) - Itaperuna (Noroeste Fluminense)

Tiro acidental da própria arma ao se desequilibrar de uma moto durante um patrulhamento.

20. 31 de janeiro de 2017

PM Carlos Elias Dos Santos Vasconcellos - Ipiranga, Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

O PM foi identificado por criminosos e teve o corpo carbonizado.

21. 05 de fevereiro de 2017

PM Eduardo Ribeiro Paraguai (36 anos) - São José do Imbassai, Maricá (Região Metropolitana do Rio)

Morto a tiros dentro de casa.

22. 07 de fevereiro de 2017

PM Cabo Thiago Bispo 34 Anos - Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

O PM levou um tiro no peito durante uma operação na comunidade Dom Bosco.

23. 09 de fevereiro de 2017

PM Subtenente Marcos Cesar Tarradt (48 anos) - Santa Cruz (Zona Oeste)

O PM e a mulher foram encontrados mortos em casa.

24. 10 de fevereiro de 2017

PM Nielson Do Carmo Costa - Belford Roxo (Baixada Fluminense)

O PM foi morto ao reagir a uma tentativa de assalto

25. 10 de fevereiro de 2017

PM Wallace Guimarães De Souza - Nilópolis (Baixada Fluminense)

O PM foi morto ao reagir a uma tentativa de assalto.

26. 11 de fevereiro de 2017

PM Germerson Augusto Chaves Da Silva (27 anos) - Volta Redonda (Sul do Rio de Janeiro)

O PM foi morto ao reagir a uma briga em uma festa e foi atingido por um tiro.

27. 11 de fevereiro de 2017

PM Sargento André Luís De Araújo (42 anos) - Cascadura (Zona Norte)

Morreu ao ser baleado enquanto almoçava em um bar.

28. 12 de fevereiro de 2017

PM Renault Pereira Feitosa (38 anos) - São Cristóvão (Zona Norte)

Morto enquanto participava de uma festa na região da Barreira do Vasco.

29. 14 de fevereiro de 2017

PM Sargento Márcio Leandro Do Nascimento Marins - Marechal Hermes (Zona Norte)

O PM foi encontrado morto em um carro carbonizado próximo a comunidade da Palmeirinha.

30. 21 de fevereiro de 2017

PM Michel De Lima Galvão (32 anos) - Jacarezinho (Zona Norte)

O PM foi morto durante um patrulhamento e foi atacado na localidade CRJ.

31. 22 de fevereiro de 2017

PM Ademilson Pereira - Taquara (Zona Oeste)

O PM foi executado.

32. 23 de fevereiro de 2017

PM Thiago De Oliveira Lance (32 anos) - Cordovil (Zona Norte)

O PM foi morto ao reagir a um assalto quando chegava em casa.

33. 01 de março de 2017

PM Rodrigo Severo - Brás de Pina (Zona Norte)

O corpo do PM teria sido encontrado em um carro carbonizado.

34. 01 de março de 2017

PM Ricardo Feitosa - Brás de Pina (Zona Norte)

O corpo do PM teria sido encontrado em um carro carbonizado.

35. 12 de março de 2017

PM Luiz Alberto Do Couto 40 Anos - São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio de Janeiro)

O PM foi morto ao reagir ao roubo de uma moto.

36. 15 de março de 2017

PM Sargento Roberto Soares Santana Junior - São João de Meriti (Baixada Fluminense)

Foi alvejado e morto quando estava em casa no centro de São João de Meriti.

37. 16 de março de 2017

PM Gabriel Soares Brasil (25 anos) - Magé (Baixada Fluminense)

Foi alvejado e morto quando estava indo para o trabalho em Magé.

38. 16 de março de 2017

PM Sargento Renato Cesar Jorge Cardoso (47 anos) - Maracanã (zona norte)

Foi alvejado quando estava parado de carro no sinal.

39. 18 de março de 2017

PM Reformado Luiz Carlos Sampaio Silva Mendes - Engenho de Dentro (Zona Norte)

Morto ao reagir a uma tentativa de assalto quando saia de casa

40. 19 de março de 2017

PM Eli Barbosa Dos Santos (37 anos) - Japeri (Baixada Fluminense)

Morto por traficantes quando buscava a esposa na comunidade Jardim Emília.

41. 20 de março de 2017

PM Samuel Oliveira Da Silva - Duque de Caxias (Baixada Fluminense)

Teve o carro metralhado em uma suposta tentativa de assalto.

42. 20 de março de 2017

PM Reformado Subtenente Gilmar Raposo - Vila Kennedy (Zona Oeste)

Foi baleado e morto quando saia de casa.

43. 24 de março de 2017

PM Reformado Subtenente Dilson Medina Soares - Cabo Frio (região dos Lagos)

Morto por dois homens que chegaram no bar atirando contra ele.

44. 26 de março de 2017

PM Reformado Sargento Gastão Pedro Gama Carmo - Marechal Hermes (Zona Norte)

O carro do PM foi cercado por bandidos que atiraram ao verem a arma do policial.

45. 28 de março de 2017

PM Antônio Gonçalves Santos Filho (54 anos) - Magé (Baixada Fluminense)

Abastecia em um posto de gasolina e foi reconhecido como policial e morto.

46. 29 de março de 2017

PM Fernando Santos Andrade e Silva - Recreio dos Bandeirantes (zona oeste)

Estava em serviço quando interveio em um assalto e acabou morto. Estava lotado na P2 do 31º BPM (Recreio).

47. 29 de março de 2017

PM Fabio De Oliveira - Duque de Caxias (Baixada Fluminense)

O PM foi encontrado morto no chão de casa com um tiro na cabeça.

48. 30 de março de 2017

PM Reserva Almir Tadeu Alves De Oliveira (58 anos) - Vila Isabel (zona norte)

Morto ao reagir a uma tentativa de assalto.

49. 04 de abril de 2017

PM Soldado Gilberto Guimarães Pereira (25 anos) - Japeri (Baixada Fluminense)

Morto após ser ferido em serviço por criminosos em Japeri.

50. 04 de abril de 2017

PM Sargento Sérgio Cordeiro - Belford Roxo (Baixada Fluminense)

Morto no Parque Floresta após ser atingido durante perseguição.

51. 04 de abril de 2017

PM Sargento Ancelmo Alves - Queimados (Baixada Fluminense)

Morto depois da troca de tiros com bandidos abordados na Lei Seca.

52. 06 de abril de 2017

PM Reformado Walter De Oliveira (63 anos) - Santíssimo (zona oeste)

Morto por bala perdida em Santíssimo.

53. 07 de abril de 2017

PM Reformado Sargento Benetido José Alvarenga - Itaboraí (Região Metropolitana)

O PM foi morto durante uma tentativa de assalto ao carro.

54. 09 de abril de 2017

PM Anderson Marques Cruz - Engenho Novo (zona norte)

Baleado e morto durante abordagem a uma moto.

55. 16 de abril de 2017

PM Luiz Otávio Da Silva Junior (32 anos) - Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

Foi baleado quando bandidos atacaram uma base da polícia na estrada de Madureira, Nova Iguaçu.

56. 17 de abril de 2017

PM Carlos Roberto Da Silva Ribeiro (33 anos) - Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

O PM foi morto durante uma tentativa de assalto.

57. 20 de abril de 2017

PM Soldado Paulo Rogério Cappola - Bangu (zona oeste)

Foi baleado e morto ao sair de casa em Bangu. Teve o carro metralhado.

58. 22 de abril de 2017

PM Reformado Márcio José Deodato - Pavuna (zona norte)

Estava em um estabelecimento quando um carro passou e atirou em sua direção.

59. 22 de abril de 2017

PM Alex Francisco De Carvalho (34 anos) - Manguinhos (Zona Norte)

O PM foi atropelado por bandidos em fuga na Avenida Leopoldo Bulhões.

60. 24 de abril de 2017

PM André Luiz Peres (43 anos) - Cabo Frio (Região dos Lagos)

Encontrado morto com três tiros, sendo um no peito, no bairro Unamar.

61. 27 de abril de 2017

PM Subtenente Carlos Alberto Domingos (32 anos) - Duque de Caxias (Baixada Fluminense)

Foi baleado em Sarapuí, Duque de Caxias, por tiro vindo de um carro.

62. 27 de abril de 2017

PM Giovanne Guimarães - São Gonçalo (Região Metropolitana)

Morto por dois assaltantes no bairro Zé Garoto, São Gonçalo.

63. 28 de abril de 2017

PM Alexandro Da Silva Viana - Pechincha (Zona Oeste)

O PM abordou uma moto e morreu durante troca de tiros com bandidos.

64. 29 de abril de 2017

PM Soldado Albert Souza Ferreira - Irajá (zona norte)

Foi atacado por homens em um carro.

65. 02 de maio de 2017

PM Reformado Subtenente Almir Oliveira De Matos - Itaboraí (região metropolitana)

Morto em frente à sua casa quando estacionava o carro.

66. 05 de maio de 2017

PM Sgt Marcos Braz De Moraes (43 Anos) - Gasômetro (zona portuária)

Foi morto em uma tentativa de assalto no viaduto do Gasômetro.

67. 08 de maio de 2017

PM Flavio Bruno Braga Galdino (32 anos) - Campo Grande (Zona Oeste)

Morto na saída de um restaurante na Rua Baicuru.

68. 09 de maio de 2017

PM Reformado Carlos Alberto Pita - Bento Ribeiro (Zona Norte)

Baleado na cabeça, tórax e perna, na porta de casa em uma tentativa de assalto na Rua Antonio Raposo.

69. 10 de maio de 2017

PM Reformado Marcondes José Meirelles (57 anos) - Itaboraí (Região metropolitana)

Encontrado morto dentro com carro com ferimento de objeto cortante em Itaboraí.

70. 11 de maio de 2017

PM Marcos Vinicius Borges Santana - Marechal Hermes (zona norte)

Teve o carro cercado por criminosos.

71. 11 de maio de 2017

PM Emílio De Jesus Monteiro (47 anos) - Santa Cruz (zona oeste)

Baleado e morto depois de reagir a assalto.

72. 18 de maio de 2017

PM João Vitor Da Silva Pereira (31 anos) - Duque de Caxias (Baixada Fluminense)

Morto em patrulhamento próximo à favela do Lixão quando teve a viatura atacada por bandidos.

73. 01 de junho de 2017

PM SGT Nei Bernardo Venceslau (44 anos) - Rocha (Zona Norte)

O PM foi morto com tiro em uma tentativa de assalto.

74. 02 de junho de 2017

PM Cabo Gláucio Luiz Gonçalves (31 anos) - Nova Friburgo (região serrana)

Morto em tentativa de assalto em Bom Jardim.

75. 12 de junho de 2017

PM Reformado Valmir Dos Santos Tavares (70 anos) - Niterói (Região Metropolitana)

Encontrado morto na praça de jurujuba, em Niterói.

76. 12 de junho de 2017

PM Thiago Araújo Cardoso De Sá - Madureira (Zona Norte)

Atingido na cabeça em tentativa de roubo enquanto dirigia na Avenida Edgard Romero.

77. 14 de junho de 2017

PM Caio Fernando Guimarães Netto - Ilha do Governador (zona norte)

Foi encontrado morto na Ilha do Governador.

78. 15 de junho de 2017

PM Nilton Carlos Alves De Oliveira (55 anos) - Brás de Pina (zona norte)

Morto após reagir a um assalto em um bar.

79. 17 de junho de 2017

PM Ewerton Hudson Bispo Da Rocha (37 anos) - Nilópolis (Região Metropolitana)

Morto no bairro Nossa Senhora de Fátima ao reagir a uma tentativa de assalto em uma confeitaria.

80. 21 de junho de 2017

PM Franciene De Souza (27 anos) - Barra da Tijuca (zona oeste)

Morta a tiros num hotel de luxo.

81. 22 de maio de 2017

PM Rafael Carvalho Alves Pinheiro - Vicente de Carvalho (Zona Norte)

O PM foi morto durante uma tentativa de assalto

82. 27 de maio de 2017

PM Cabo Daniel Dos Santos E Silva - Belford Roxo (Baixada Fluminense)

Morto no Parque Roseiral em Belford Roxo. Lotado na UPP da Rocinha.

83. 29 de junho de 2017

PM Sargento Marcio Rodrigues - Bonsucesso (zona norte)

Cercado por quatro criminosos e sofreu uma tentativa de assalto à sua moto.

84. 01 de julho de 2017

PM Leandro Nascimento Thasmerão (35 anos)

Morto ao reagir a uma tentativa de assalto no engenho novo.

85. 02 de julho de 2017

PM Sargento Olivar Teixeira Dos Santos (43 anos) - Duque de Caxias (Baixada Fluminense)

Atingido no rosto quando fazia patrulhamento na comunidade Vai Quem Quer.

86. 06 de julho de 2017

PM Sargento Hélio Cardoso - Magé (Baixada Fluminense)

Morto ao sofrer um ataque de criminosos em Magé.

87. 14 de julho de 2017

PM Cléber De Castro Xavier Júnior - Grajaú (zona norte)

Morreu quando reagiu à tentativa de assalto por dois bandidos armados de moto.

88. 17 de julho de 2017

PM Bruno Santos de Azevedo (29 anos) - Mangueira (Zona Norte)

Morto atingido com um tiro na cabeça quando chegava para trabalhar na UPP Mangueira.

89. 17 de julho de 2017

PM Thiago Marzula De Abreu (30 anos) - São Gonçalo (Região Metropolitana)

Levou um tiro na cabeça durante patrulhamento na comunidade da Dita.

90. 20 de julho de 2017

PM Soldado Fabiano De Brito e Silva (35 anos) - Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

Reagiu à uma tentativa de assalto no Jardim Tropical.

91. 23 de julho de 2017

PM Sargento Hudson Silva de Araújo - São Conrado (Zona Sul)

Morreu após ser baleado durante um patrulhamento na Favela do Vidigal.

92. 29 de julho de 2017

PM William dos Santos Pinto - São Gonçalo (Região Metropolitana) Segundo a polícia, os disparos teriam partido de dois homens que passaram de moto, no bairro Porto Novo, em São Gonçalo.

93. 4 de agosto de 2017

PM sargento Márcio Thomé Ribeiro - Realengo (zona oeste) Morto a tiros após ser abordado por suspeitos em seu carro na rua Bernardo de Vasconcelos.

94. 8 de agosto de 2017

PM Sílvio César Lopes (39 anos) - Padre Miguel (Zona Oeste)

O PM foi morto com vários tiros na cabeça. Silvio voltava da festa de aniversário da mulher e chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Estadual Albert Schweitzer, em Realengo, mas não resistiu.

95. 11 de agosto de 2017

PM Samir da Silva Oliveira (36 anos) - Méier (zona norte)

O agente voltava para batalhão do Méier quando tentou abordar um carro. Segundo a PM, os ocupantes atiraram e o soldado foi atingido no rosto. Ele foi levado para o Hospital Municipal Salgado Filho, mas não resistiu.

96. 12 de agosto de 2017

PM cabo Elisângela Bessa Cordeiro (41 anos) - Coelho Neto (Zona Norte)

A PM foi morta com um tiro na cabeça ao ser abordada por bandidos quando voltava para casa. A vítima chegou a ser socorrida e levada para o Hospital Central da Polícia Militar (HCPM), no bairro do Estácio, mas não resistiu.

97. 12 de agosto de 2017

PM Vaine Luiz dos Santos Ferreira (33 anos) - Nilópolis (Baixada Fluminense)

Foi baleado perto da Ponte Azul, em Olinda, Nilópolis, na Baixada Fluminense. Policiais do 20ºBPM (Mesquita) foram ao local e confirmaram a morte do soldado.

98. 22 de agosto de 2017

PM cabo Thiago Silva (32 anos) - Nova Iguaçu (Baixada Fluminense)

Lotado na UPP da Ladeira dos Tabajara, na Zona Sul do Rio, o PM foi encontrado baleado dentro de um carro no Jardim Nova Era, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense. Ele era morador de Nova Iguaçu e estava de folga.

99. 24 de agosto de 2017

PM Subtenente Mabel Sampaio (53 anos) - São Gonçalo (Região Metropolitana)

O PM estava de folga e foi abordado por um criminoso quando estava chegando em casa, no bairro Porto da Madama. Ele reagiu e foi baleado. O PM chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

100. 26 de agosto de 2017

PM sargento Fábio José Cavalcante e Sá - São João de Meriti (Baixada Fluminense)

O agente foi baleado por criminosos quando chegava na casa dos pais em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.