Construção de BRT fecha pistas da avenida Brasil a partir deste sábado
Nesta primeira fase das obras, duas faixas e meia da via serão ocupadas
Rio de Janeiro|Do R7
As interdições no trânsito da avenida Brasil para o início das obras do BRT Transbrasil começam neste sábado (10). O novo corredor do BRT vai ligar o bairro de Deodoro ao do Caju. Nesta primeira fase, serão ocupadas duas faixas de circulação na pista central sentido zona oeste e meia faixa no sentido centro.
A obra ocupará um trecho de 350 metros, de Manguinhos até o Caju. A previsão é que esta etapa dure quatro meses.
As faixas exclusivas para ônibus continuarão em funcionamento na avenida Brasil. A prefeitura faz um apelo para que os passageiros utilizem o transporte público para minimizar os impactos no trânsito. Em função das interferências no tráfego da avenida Brasil, é esperada sobrecarga no trânsito em vários outros pontos que funcionarão como rotas alternativas de circulação, com reflexos na altura de Irajá e das rodovias Presidente Dutra e Washington Luís, além da linha Vermelha, Ponte Rio-Niterói e avenida Binário, no centro.
Para organizar o trânsito, haverá reforço nos recursos operacionais da CET-Rio, com a atuação diária de 182 agentes que irão cobrir 80 pontos de op eração. Aequipe conta com 15 reboques, 20 motocicletas, 45 Painéis de Mensagem Variáveis e 51 câmeras que vão monitorar
Sobre a Transbrasil
A Transbrasil será atendida por dois terminais intermediários (Margaridas e Missões), conectando o sistema a corredores de elevadíssima demanda, como as rodovias federais BR-116 (Rio - São Paulo) e BR-040 (Rio - Juiz de Fora).
O sistema terá conexões com a Transcarioca (Barra da Tijuca/Aeroporto Internacional) e Transolímpica (Recreio dos Bandeirantes/Deodoro). O usuário também poderá fazer integração com o metrô e o trem.
O acesso às estações em grande parte do corredor será por meio de passarelas. Em seu traçado estão previstas obras de melhorias na pavimentação e na urbanização das vias; alargamento de um trecho da Avenida Brasil e ordenamento viário no entorno (tráfego geral).
Rotas Alternativas
Além da migração para a Linha Vermelha, é esperado que ocorra um aumento de fluxo em outras rotas, principalmente:
- A partir da Penha: avenida Lobo Júnior, avenida Brás de Pina, rua Ibiapina, rua Uranos, avenida Democráticos, avenida Dom Helder Câmara e viaduto de Benfica.
- A partir de Bonsucesso: avenida Teixeira de Castro, rua Cardoso de Morais e rua Leopoldo Bulhões.
As rotas próximas às saídas da Linha Amarela poderão ser utilizadas como alternativas pelos usuários daquela via, especialmente:
- Avenida Dom Helder Câmara
- Corredor da avenida Marechal Rondon/ rua Vinte e Quatro de Maio
- Avenida Pastor Martin Luther King Junior e avenida Dom Helder Câmara.
- No sentido contrário, centro / bairros, poderão ser utilizadas as mesmas rotas alternativas (Leopoldo Bulhões, Dom Helder Câmara e Linha Vermelha).