Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Covid-19: RJ amplia capacidade de testagem para 900 amostras por dia

Com parcerias e novos equipamentos, Secretaria de Saúde quer zerar fila até o fim de semana no principal laboratório que atende as demandas no Estado

Rio de Janeiro|Isabela Afonso, do R7*

Capacidade de testagem foi ampliada para 900 por dia
Capacidade de testagem foi ampliada para 900 por dia Capacidade de testagem foi ampliada para 900 por dia

Com o objetivo de zerar a fila de testes para o novo coronavírus até o fim de semana, a SES-RJ (Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro) ampliou para 900 o número de amostras analisadas por dia no principal laboratório que atende o governo estadual, o Lacen (Laboratório Central Noel Nutel).

Veja mais: Secretária de Educação do Rio é diagnosticada com novo coronavírus

O reforço no atendimento foi possível por meio de parcerias e aquisição de equipamentos. A partir de agora, 500 análises de amostras serão feitas no próprio laboratório e o restante será distribuído entre o IBEX (Instituto de Biologia do Exército), a Fiocruz e a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Desde que o primeiro caso de coronavírus foi registrado no Rio de Janeiro, o Lacen já processou cerca de 5.000 exames, dando prioridade aos casos graves e de profissionais da saúde, além de óbitos em investigação.

Publicidade

“Essas medidas permitirão que os laudos dos pacientes saiam, em média, 48 horas após a entrada. Com mais agilidade no processo de confirmação ou descarte dos casos, acompanharemos com maior realidade o cenário epidemiológico e a evolução da curva de casos. Essa visão nos ajudará a definir futuras ações de enfrentamento ao vírus”, disse o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos.

O governo estadual informou ainda que o Lacen passou a funcionar 24 horas por dia para atender toda demanda. Outra medida adotada para agilizar os diagnósticos foi a compra de testes rápidos em massa. O primeiro lote, com 700 mil unidades, deve chegar nos próximos dias.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Bruna Oliveira

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.