Crivella convoca 146 médicos para reforçar rede municipal
Em evento no Palácio da Cidade, prefeito do Rio reforçou importância de investimentos na área da Saúde. Profissionais assumem em até 30 dias
Rio de Janeiro|Do R7
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, apresentou nesta quarta-feira (21) um pacote de ações para a área da Saúde.
Em cerimônica no Palácio da Cidade, em Botafogo, na zona sul, ele recebeu 146 médicos, concursados no ano passado, convocados para reforçar o atendimento clínico e emergencial na rede municipal.
"É importante quando um prefeito inaugura uma arena olímpica, mas é muito mais importante trazer para a rede um cirurgião geral, um anestesista, um urologista. Mesmo em meio às dificuldades financeiras, estamos convocando mais 146 médicos de diversas especialidades, que vão atuar nos nossos hospitais", defendeu Crivella.
Leia também: Crivella celebra 1º lugar em premiação para cidades inteligentes
Metade dos profissionais convocados vai atuar nos quatro grande hospitais municipais de emergência: Souza Aguiar, Salgado Filho, Miguel Couto e Lourenço Jorge. Os demais serão alocados em hospitais gerais e especializados, hospitais pediátricos e maternidades, além dos centros de atenção psicossocial. Alguns profissionais já estão trabalhando e outros assumem seus postos de trabalho em, no máximo, 30 dias, segundo informou a prefeitura.
Repasse para Organizações Sociais
No evento, Crivella anunciou ainda o repasse de verbas para OS (Organizações Sociais) que administram as Clínicas da Família, hospitais, UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CER (Coordenação de Emergência Regional). Segundo o prefeito, o montante vai permitir a normalização do calendário de pagamento dos profissionais dessas OS que trabalham na rede pública.
Veja mais: Crivella anuncia pacote de melhorias nos ônibus da cidade
Laboratório de zoonoses
Antes, em outra solenidade, o prefeito entregou o Laboratório de Zoonoses do Instituto Municipal de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman, na Mangueira, zona norte da cidade, após reforma e aquisição de equipamentos para exames.
"Quando a gente fala de saúde, a gente fala também da saúde dos animais, do meio ambiente. Esse laboratório passa a fazer 40 mil exames por mês", disse o prefeito.
A unidade oferece exames de zoonoses gratuitos e cobra valores inferiores aos de mercado por outros exames laboratoriais. Este ano, até o momento, o laboratório já fez 39.528 exames.
O Jorge Vaitsman realiza ainda o diagnóstico laboratorial em animais domésticos e silvestres, atua no controle de epidemias e investe em pesquisa de zoonoses emergentes.