Crivella entrega primeiro lote de crachás do Ambulante Legal
Prazo para recadastramento foi adiado e vai até o próximo dia 26; programa tem objetivo de organizar e facilitar a identificação de vendedores ambulantes
Rio de Janeiro|Do R7
O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, entregou 150 crachás de identificação do Ambulante Legal, no Palácio da Cidade, na zona sul da cidade, nesta terça-feira (2). Ao todo, mais de 14 mil ambulantes estão aptos para fazerem o recadastramento.
Com o intuito de alcançar um número maior, o prazo para recadastramento foi adiado e vai até o próximo dia 26. A iniciativa tem como objetivo organizar e facilitar a identificação de vendedores autorizados a exercer a atividade em locais públicos.
Agora, será obrigatório aos ambulantes o uso de identificação contendo nome, número de inscrição e QR code (código de barras bidimensional de resposta rápida) com informações cadastrais disponíveis no Cuca. No crachá de identificação será possível ver a foto do vendedor, conferir o lugar em que está autorizado a atuar e as mercadorias que pode vender.
Para realizar o recadastramento, o ambulante deve informar alguns dados pessoais e estar em dia com o pagamento da Taxa de Uso de Área Pública referente ao exercício de 2018. Além de facilitar a identificação dos vendedores autorizados, o programa Ambulante Legal também prevê a criação de políticas de qualificação profissional.
O Programa Ambulante Legal foi lançado pela Prefeitura do Rio em agosto e sua implantação ocorrerá de forma progressiva, no prazo máximo de 18 meses, tendo início nos bairros de Copacabana e Leme, na zona sul da capital, e Méier, na zona norte.